A Milaneza lançou recentemente a linha Natura, uma aposta inteligente na alimentação cuidada, seja por motivos de bem-estar ou de saúde, que inclui massas integrais (macarrão e esparguete), massas aptas para doentes celíacos (espirais e esparguete) e, ainda, massas que ajudam na redução do colesterol (hélices pró-vita).
Para esta receita, que dá início a uma rubrica de teste de produto, o esparguete sem glúten foi o eleito.
Convém dizer, antes de mais, que aqui em casa não sofremos de intolerância ao glúten, senão uma leve sensação de enfartamento e digestão demorada quando são consumidas doses maiores, especialmente ao jantar.
Assim sendo, aquilo que me propus a testar foram uma série de critérios como a confecção, o tempo de cozedura e, claro, o sabor final.
Idealizei um esparguete com creme de abóbora, presunto e parmesão, uma espécie de carbonara, mas sem natas. E – muito importante – convidei amigos, omitindo-lhes que iriam comer uma massa especial.
A receita é bastante simples (embora com alguns passos) e sendo um clássico na minha lista de pastas tornava-se mais fácil comparar e avaliar o resultado final face a versões anteriores.
O tempo de cozedura aconselhado pela marca é de 8 a 9 minutos, em água abundante e temperada com sal. Foi exactamente o que fiz, por 9 minutos. O resultado?
O esparguete ficou com uma textura ligeiramente mais dura que a versão 100% trigo duro, perfeita para quem gosta da massa al dente, que é exactamente como deve ser consumida.
Até aqui, tudo bem, mas... e o sabor?
Até aqui, tudo bem, mas... e o sabor?
Sendo uma versão sem glúten poderia ser expectável que o travo se alterasse. Fiz, por isso, questão de provar dois ou três fios antes de a juntar ao creme de abóbora.
Para quem, como eu, adora (devora) massas há uma pequena, quase imperceptível, alteração no sabor.
Devo dizer-vos, no entanto, que dos meus convidados só recebi elogios sem que se tivessem apercebido de nada.
Quando lhes disse que tinham acabado de jantar um esparguete sem glúten, perguntaram-me duas coisas: se poderiam voltar a ser "cobaias" em futuros testes e onde o poderiam comprar. E esta é a melhor parte: está à venda em todo o lado.
Quando lhes disse que tinham acabado de jantar um esparguete sem glúten, perguntaram-me duas coisas: se poderiam voltar a ser "cobaias" em futuros testes e onde o poderiam comprar. E esta é a melhor parte: está à venda em todo o lado.
Comer bem, muitas vezes, não implica abdicar do real sabor dos alimentos, senão de fazermos escolhas certas.
INGREDIENTES
[4 pessoas]
350 g de esparguete Milaneza sem glúten
500 g de abóbora manteiga ou menina, partida em cubos
Raminhos de tomilho fresco q.b.
Azeite q.b.
1 cebola
12 fatias de presunto (preferencialmente finas)
Queijo parmesão ralado q.b.
Sal e pimenta preta q.b.
Sal e pimenta preta q.b.
PREPARAÇÃO
- Pré-aquecemos o forno a 200º.
- Descascamos a abóbora, limpamos as sementes e cortamos em cubos. Regamos com um fio de azeite, temperamos com sal e tomilho e assamos por cerca de 20 minutos.
- Entretanto, numa frigideira, refogamos a cebola num fio de azeite. Assim que estiver translúcida, acrescentamos duas ou três fatias de presunto previamente picadas e deixamos caramelizar em lume brando, sem pressa alguma, entre 10 a 15 minutos.
- À parte, cozemos a massa num tacho com água fervente, temperada com sal, entre 8 a 9 minutos.
- Quando a abóbora estiver assada, transferimos para um liquidificador (ou Bimby) e reduzimos a puré. Adicionamos um pouco de parmesão ralado e, se necessário, um pouco da água da cozedura do esparguete. Não convém que o creme de abóbora fique demasiado denso, nem muito líquido.
- De seguida, juntamos o puré de abóbora à cebola e presunto. Envolvemos bem e temperamos com pimenta preta moída na altura.
- Acrescentamos, por último, a massa e voltamos a envolver. O importante é obter uma pasta cremosa.
- Deitamos o preparado num prato ou taça de servir e acrescentamos o restante presunto, partido grosseiramente em pedaços com as mãos.
- Polvilhamos novamente com parmesão e tomilho e servimos de imediato.
Muito obrigada à Milaneza, novo parceiro do blogue, pelo voto de confiança. :)
Boa! Tem muito bom aspeto! :)
ResponderEliminarAprovado!
Lídia, mais do que aprovado! Experimenta e diz-me como correu ;)
EliminarTenho de experimentar. Fiquei a babar! Parabéns Ana.
ResponderEliminarFátima, recomendo muito que o faça.
EliminarMuito obrigada pelo comentário. Esperamos vê-la por cá mais vezes ;)
Experimentámos hoje esta receita e ficou uma delícia! Todos adorámos! O Ju repetiu duas vezes. :) beijinhos e obrigada pela partilha
ResponderEliminarQue bom, Lígia! Fico muito feliz. Já sei como posso agradar ao teu pequenote! :) Um grande beijinho
Eliminar