05/10/2017

Bolachas de aveia e alperce | Receita biológica para crianças


Se é verdade que não tenho muito tempo para fazer bolachas, também é verdade que não teria paciência para isso. Pelo menos, numa base semanal.
O facto de já existirem inúmeras opções relativamente saudáveis à venda no supermercado - sobretudo no espaço Bio & Natural do El Corte Inglés - ajuda muito quem se preocupa em comer ou oferecer aos filhos bons ingredientes. Importa, acima de tudo, saber ler os rótulos e interpretar a informação.
Regra geral, os produtos embalados não são benéficos para a nossa saúde, embora não venha mal algum ao mundo se os consumirmos pontualmente. 
Cá em casa, costumamos ter tostas de quinoa da Pain de Fleurs (que a Camila adora!) ou tortilhas de milho, sem açúcar e sem sal. E faço as minhas próprias bolachas, de vez em quando, sem complicar.

A sugestão de hoje tem apenas cinco ingredientes. Foi validada pela nossa nutricionista favorita, a Catarina Trindade, e, por sinal, é feriado. 

Não preciso de dizer mais nada, pois não? :)






INGREDIENTES
[para 12-14 bolachas, a partir dos 12 meses]

100 g de flocos de aveia finos Nature Foods
30 g de amêndoas biológicas sem pele
4 alperces secos biológicos Pró Vida
2 bananas biológicas, maduras, esmagadas
1 pitada de canela em pó (opcional)

PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C;
  2. Num processador de alimentos, trituramos os flocos de aveia e as amêndoas até obtermos uma farinha lisa. Retiramos e reservamos;
  3. De seguida, trituramos os alperces;
  4. Numa taça, esmagamos as bananas, juntamos a farinha de aveia e amêndoa, os alperces e a canela. Com a ajuda de um garfo, envolvemos até tudo estar bem ligado;
  5. Forramos um tabuleiro com papel vegetal. Com uma colher, dispomos pedaços de massa e achatamos, com as costas da colher, até conseguirmos a forma de bolachas;
  6. Levamos ao forno por 15-20 minutos até estarem douradas.

Nota da nutricionista: embora a receita seja indicada para bebés a partir dos 12 meses, pode haver algum risco de alergia com a amêndoa. Tenham atenção a isso.

Um óptimo e doce feriado para vocês 

Facebook sweetbigas
Instagram @anachaves


Post escrito em parceria com o espaço Bio & Natural

GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar

1 comentário

  1. Eu ando deliciada a fazer bolachas e pão. Cada receita, uma descoberta e um sorriso no rosto, principalmente da minha filha. Gostei imenso da tua sugestão. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.