29/05/2017

Tarte-creme de côco e limão


Apercebi-me de que estava absolutamente viciada, corrompida, dependente do iPhone no exacto dia em que fiquei sem ele. Levei-o para análise não-invasiva à iStore do Norteshopping e o pobre aparelho, que foi entregue ainda com vida, ficou em observação. O display não reagia. Mais tarde, foi enviado para o laboratório e não mais saiu do coma profundo.
Passei uma semana a lamentar a sua ausência até que recebo um aviso de que estava à minha espera um equipamento novo. "Novo", disseram eles.

Comecei tudo do zero.
Cópia de segurança feita, passwords repostas, aplicações descarregadas, imagens escolhidas, tons de toque, emparelhamentos vários, tudo isso capaz de me tirar anos de vida figurava agora no meu novíssimo companheiro.
Um ou dois dias depois, estava eu parada no trânsito e o sol abrasador e satírico batia no ecrã do iPhone. "Não devo estar a ver bem", pensei.
Tirei os óculos de sol. Limpei o ecrã com a t-shirt, depois com o pano dos óculos e os riscos permaneciam. São internos, uma espécie de cruz que se prolonga e atravessa o ecrã.
Voltei à iStore. Não estava particularmente bem disposta, não tinha tempo para passar a vida ali, estavam mais duas pessoas muito zangadas a reclamar ao balcão e, enfim, o mínimo que um cliente pode exigir é seriedade e, vá, algum cuidado. Se pago mais de 800 euros por um telemóvel é natural que a minha fasquia esteja elevada.

Do lado de lá, disseram-me que estes telemóveis de substituição, apesar de "nunca saírem da fábrica da Apple", são "recondicionados" pelo que "estas situações podem acontecer". A parte mais anedótica foi o funcionário ter rematado com um "e passam em todos os testes". A sério? Que testes são estes que não detectam falhas visíveis a olho nu?
Pedi o livro de reclamações e estou, desde então, a preparar-me psicologicamente para entregar novamente o aparelho. Não imaginam o quanto isto me transtorna. E ter que ser eu a assumir um erro da Apple é só inacreditável. Isto já vos aconteceu? 

#Applefail



Quanto à tarte, ouvi os mais rasgados elogios e não me lembro de ver a minha sogra tão fascinada com uma sobremesa.
O contraste da base crocante com o recheio cremoso é admirável. Para quem gosta mesmo de côco é sublime.





INGREDIENTES

Para a base
100 g de amêndoa moída (usei amêndoa laminada e triturei)
120 g de farinha de espelta branca
40 g de açúcar amarelo
90 g de manteiga magra sem sal
2 colheres de sopa de água (opcional)

Para o recheio
240 ml de bebida vegetal de amêndoa sem açúcar
1 vidrado de limão (casca sem a parte branca)
4 ovos biológicos
60 g de açúcar amarelo
100 g de côco ralado biológico
2 colheres de sopa de manteiga magra sem sal
1 colher de café (rasa) de essência de baunilha

PREPARAÇÃO

Da base
  1. Trituramos a amêndoa no processador até obtermos uma farinha. Adicionamos, depois, a farinha de espelta, o açúcar e a manteiga e envolvemos. Se necessário, juntamos água, pouco a pouco, para ser mais moldável;
  2. Formamos uma bola, polvilhamos com farinha e levamos ao frigorífico por 30 minutos envolta em película aderente (este passo impede a massa de encolher no forno).

Do recheio
  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C;
  2. Num pequeno tacho, fervemos a bebida vegetal com a casca de limão e reservamos;
  3. Numa taça à parte, batemos bem os restantes ingredientes. Adicionamos agora o leite fervido, aos poucos, mexendo sempre;
  4. Vertemos o preparado na tarteira e levamos ao forno por 30-40 minutos, sem ventoinha;
  5. Retiramos e deixamos arrefecer totalmente antes de cortar.

Nota: se não quiserem fazer a base da tarte em casa, optem por massa areada de compra. Mas o sabor a amêndoa nesta receita é incrível e numa massa de compra a única coisa que poupam mesmo é tempo. Tudo o resto é um excesso muito pouco saudável.

Boa segunda, boa semana 

4 comentários

  1. Bem...esta tarte quando a vi acho que salivei!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cristina! Muito obrigada pelo comentário. Só falta experimentar fazê-la com os ingredientes maravilhosos da Grão & Granel! ;)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Nos ingredientes não menciona a quantidade de leite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, menciono sim :)
      São 240ml de bebida vegetal de amêndoa. Usei Alpro sem açúcar.

      Espero que goste!

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.