20/12/2016

Banoffee Alasca [ou a mais decadente sobremesa deste Natal]

O título deste post não é inócuo nem é uma hipérbole. 

Quando recebi o livro com As Receitas de Natal do Jamie Oliver, da Porto Editora, seleccionei algumas sugestões que gostaria de replicar na minha cozinha. De mini post-its em riste, lá fui eu colorindo o livro com os sinais que o meu cérebro me ia enviando, sempre muito mais focado em doces do que em salgados. Nada a fazer.
Sinal ou não, certo é que passei na página da Banoffee Alasca várias vezes.  Muitos passos, receita demorada, aspecto divinal. Eu que gosto muito de desafios, achei que este podia ser superado com sucesso graças aos ingredientes que tinha facilmente ao meu alcance em qualquer supermercado (só não encontrei o xarope de café, mas já vos conto como contornei isso) e com utensílios básicos (o mais invulgar pode ser o termómetro para medir o ponto de açúcar da calda). Enfim, tinha tudo para dar certo - e deu muito certo.

Vamos por partes:

A boa notícia é que é uma receita fácil e terminei-a a tempo de fotografar com luz natural; 
A má notícia é que dá trabalho. Ou melhor, é muito demorada. O autor diz que demora uma hora mais o tempo de arrefecer e congelar. É verdade. Uma pessoa fixa "uma hora" e imagina ter tudo controlado. Só que o tempo de arrefecer e congelar é de, no mínimo, outra hora... e meia.
Mas podem fazer cerca de metade da receita de véspera (não podem, devem!);
Por fim, última notícia da agenda: não sobrou nada para contar a história. Se isso é bom? Mau é que não é.
Se ainda se estão a perguntar se vale mesmo a pena irem para a cozinha tanto tempo para uma só receita, deixem-me falar-vos de banana macerada em sumo e raspa de lima, caramelo de doce de leite, gelado de baunilha e uma base crocante de amêndoa. 
É isso mesmo: uma explosão de alegria.








INGREDIENTES
[12 pessoas]

150g de manteiga sem sal (fria), mais um pouco para untar a forma
1 laranja (só a raspa)
200g de farinha fina sem fermento
100g de miolo de amêndoa moído
6 ovos grandes
500 g de gelado de baunilha de boa qualidade
4 colheres de sopa (cheias) de doce de leite ou leite condensado cozido
300 g de açúcar branco fino (usei 250g e achei mais do que suficiente)
2 bananas maduras grandes (usei duas e meia)
1 lima
1 colher de sopa de Camp Coffee Syrup ou xarope de café (reduzi em lume médio-alto um pouco de licor de café. Evaporei o álcool e fiquei apenas com o xarope)

PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C. Untamos uma tarteira de 25 cm de diâmetro com fundo amovível.
  2. Para fazer a massa, colocamos num robot de cozinha a raspa fina de uma laranja, a manteiga fria, a farinha, a amêndoa e um ovo e batemos até formar uma bola. Embrulhamos em película aderente e reservamos no frigorífico por 30 minutos. 
  3. Estendemos a massa na bancada até ficar com 1/2 cm de espessura. Forramos a tarteira. Cortamos o excesso e picamos a massa com um garfo e guardamos no frigorífico por mais 30 minutos.
  4. Retiramos a tarte do frio cobrimos com papel vegetal, espalhamos arroz ou feijão seco e levamos ao forno por 15 minutos. Retiramos o papel e os feijões e voltamos a pôr no forno mais 5 minutos até estar dourada. Reservamos até que arrefeça completamente.
  5. Transferimos o gelado do congelador para o frigorífico para ir amolecendo.
  6. Quando a massa estiver fria, espalhamos o doce de leite por toda a base (como na imagem). Espalhamos, de seguida, o gelado e guardamos no congelador até estar bem sólido (Nota: podem fazer todos estes passos na véspera).
  7. Aumentamos a temperatura do forno para 220º C.
  8. Para fazer a cobertura de merengue, separamos a gemas das claras (guardem as gemas para outra receita).
  9. Numa batedeira, batemos as claras em castelo com uma pitada de sal até formarem picos suaves.
  10. Colocamos o açúcar e 80 ml de água em lume forte e, com a ajuda de um termómetro para açúcar, aguardamos que atinja os 110º C e reduzimos para lume brando. Deixamos ferver até atingir os 120º C, retiramos do lume e esperamos uns 30 segundos até que o borbulhar estabilize.
  11. Vertemos, gradualmente, a calda de açúcar sobre as claras em castelo, batendo constantemente a velocidade baixa cerca de 10 minutos, para a mistura arrefecer e ganhar consistência.
  12. Entretanto, descascamos as bananas e cortamos em rodelas, polvilhamos com raspa de lima, esprememos o sumo, e misturamos bem.
  13. Retiramos a tarte do congelador, dispomos as rodelas de banana sobre o gelado e depois o merengue em belos montes. Com a ajuda de um garfo, desenhamos um ondulado com o xarope de café. Levamos ao forno na prateleira inferior só até dourar o merengue e o gelado continuar firme no interior (3 minutos).
  14. Retiramos da tarteira e servimos. Rapidamente.

Conselhos úteis: 
  • deixem o gelado voltar a congelar bem antes de sobreporem o merengue. Isto porque, como vai ao forno entretanto, pode começar a derreter e fica muito difícil cortar fatias;
  • O gelado vai derreter de qualquer maneira se permanecer algum tempo à temperatura ambiente. Sugestão: usem um prato de servir que impeça o líquido de escorrer e sirvam o bolo todo em pouco tempo. Voltar a congelar não é opção. Quem quer um merengue frio? Eu não.


Podem encontrar esta e muitas outras receitas maravilhosas no novo livro, à venda nos locais habituais e aqui, na livraria online. 

Se ainda têm algum presente de Natal em falta, embrulhem este que é perfeito.

Também estamos no 
&

4 comentários

  1. Bom dia Ana,

    Também tenho este livro do Jamie e tudo tem um aspecto fantástico, mas quando começo a ler os ingredientes há coisas que eu não faço a menor ideia onde poderei adquirir. Eu moro no Porto e talvez me possa ajudar com lojas da especialidade que conheça já que não sou grande especialista em culinária, sobretudo doces. Desde já agradeço e parabéns pelo seu excelente trabalho. Cristina Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cristina
      Bem-vinda ao Sweet Bigas!

      Quando preciso de ingredientes menos comuns, por norma vou ao supermercado do El Corte Inglés.
      Mas também, aqui no blogue, não costumo cozinhar nada que seja difícil encontrar nos supermercados habituais. :)

      Um beijinho e obrigada

      Eliminar
  2. Obrigada pela dica e Bom Natal

    ResponderEliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.