23/12/2016

Papas de aveia para bebés com maçã e clementina [receita biológica]




Última receita antes do Natal. 
A Sweet Bio For Kids, rubrica de alimentação biológica infantil em parceria com o espaço Bio & Natural, foi um projecto pioneiro em 2016 e um dos que mais feliz me faz. Cozinhar para a Camila é mais do que uma necessidade, um acto de amor. E partilhá-lo faz todo o sentido.

Sempre fui uma pessoa muito prática e acho que sou uma mãe relativamente relaxada. Faço sopa para dois ou três dias, arroz, massa, purés para duas vezes e vou intercalando. Se ela um dia almoçar e jantar a mesma coisa não é um drama, desde que eu saiba que as outras refeições cumpriram os (meus) mínimos pré-definidos no que respeita à quantidade de vitaminas e minerais. 
De evitar, só mesmo as papas (como a Cerelac), que são uma concentração de açúcares que não traz nenhum benefício concreto. Os bebés adoram e engordam. E fica por aí.

Uma das refeições preferidas da Camila são estas papas de aveia às quais eu adiciono, desde que elas apareceram em força, sumo de clementina (ou tangerina), o aporte de vitamina C fundamental para ajudar a combater as constipações. A tâmara adoça, a aveia garante a energia e a maçã a fibra e tantas outras coisas boas. Com a produção livre de pesticidas é um crime nutricional tirar-lhe a casca, que é onde residem quase todas as propriedades antioxidantes (cinco vezes superiores às da polpa).

E hoje, especialmente por ser Natal, dou-vos a conhecer mais um bocadinho da minha gordinha, aqui fotografada com uma camisola que tem 27 anos, porque foi minha! 






INGREDIENTES
[1 dose, a partir dos 9/10 meses]

180 ml de água
2 colheres de sopa de flocos de aveia finos biológicos
2 rodelas de maçã biológica
Meia tâmara
Meia clementina (só o sumo)

PREPARAÇÃO
  1. Num tacho pequeno, colocamos a água e a aveia. Juntamos a maçã, descaroçada e cortada em pequenos cubos, e a tâmara previamente picada. 
  2. Deixamos cozer por 10-12 minutos em lume médio-baixo, até a maçã estar macia.
  3. Servimos com o sumo de meia clementina.
Dica: se não tiverem maçã, usem pêra ou banana. Também gosto de fazer com manga, mas só a acrescento fresca, já na taça.

Esta receita foi supervisionada pela Catarina Trindade, nutricionista pediátrica. Qualquer dúvida ou questão que lhe queiram fazer, deixem na caixa de comentários.

Um Feliz Natal vocês e para os vossos bebés. 
Fiquem atentos a esta rubrica que, já em Janeiro, tenho uma óptima novidade para partilhar convosco.


Procurem-nos e sigam-nos também no 
&


Post em parceria com o espaço Bio & Natural do El Corte Inglés Gaia Porto

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.