Por aqui, experimentam-se novas receitas. Com recomendações para seguir uma dieta hiper proteica (gravidez a quanto obrigas!), aventurámo-nos nuns hambúrgueres de salmão, curgete e alcaparras. Testámos versões com e sem farinha e com e sem ovo. Esta combinação foi claramente a vencedora.
Sábado no P3, hoje aqui.
Do que precisas:
1 fio de azeite
1 cebola finamente picada
1 curgete em cubos bem pequenos
1 colher de sopa de alcaparras
Sal e pimenta preta q.b.
4 lombos de salmão (aprox. 400 g)
1 colher de sopa (bem cheia) de farinha de aveia (ou integral)
1 colher de chá de sementes de linhaça
1 ovo levemente batido
1 cebola finamente picada
1 curgete em cubos bem pequenos
1 colher de sopa de alcaparras
Sal e pimenta preta q.b.
4 lombos de salmão (aprox. 400 g)
1 colher de sopa (bem cheia) de farinha de aveia (ou integral)
1 colher de chá de sementes de linhaça
1 ovo levemente batido
Vamos a isto:
- Refoga a cebola e curgete numa frigideira com um pouco de azeite até que estejam amolecidas e translúcidas. Este passo deve ser feito em lume brando e sem pressa.
- Junta as alcaparras, picadas grosseiramente, e envolve por mais um ou dois minutos. Reserva até que arrefeça.
- Num processador de alimentos, tritura o salmão até que fique quase desfeito (também o podes fazer com uma faca afiada em golpes sucessivos).
- Numa taça, junta o salmão, a mistura reservada, a farinha de aveia, a linhaça e o ovo e mexe até que os ingredientes se fundam. Rectifica os temperos se necessário.
- Molda os hambúrgueres e refrigera-os no congelador por 15 a 20 minutos (para que mantenham a forma ao ser cozinhados). Unta um grelhador ou frigideira com um fio de azeite e doura-os de ambos os lados.
O Sweet Bigas também está no
Boa noite,
ResponderEliminarDeve ser uma óptima receita! Vou experimentar, no entanto não gosto nada de alcaparras. Pelo que é se pode/aconselha a substituir as alcaparras?
Olá e bem-vindo (a) ao blogue! :)
EliminarAs alcaparras aqui ficam com um sabor mais ténue, porque são picadas e cozinhadas, mas estes hambúrgueres ficam igualmente bons sem elas, pelo que podem ser omitidas da receita.
Se gostar, pode juntar uma colher de sopa de cenoura crua ralada ou mesmo grão-de-bico cozido e picado grosseiramente.
Estou a desejar que chegue um fim-de-semana mais calmo, onde posso reunir os amigos e fazer estes hamburgueres - devem ser deliciosos! adoro salmão e esta receita faz-me crescer água na boca!
ResponderEliminarbeijinho, Joana
www.weareloveaddicts.com
Parece-nos um excelente motivo para ocupares um bocadinho do fim-de-semana, Joana. Comida e amigos é uma combinação infalível :)
EliminarUm beijinho
Uma dúvida: o salmão a triturar é ainda cru?
ResponderEliminarSim, Catarina, cru. E pode usar lombos frescos ou congelados, desde que descongele o suficiente estes últimos. ;)
EliminarObrigada pela receita. Quero muito experimentá-la mas entretanto surgiu-me uma dúvida. Fui ao supermercado para comprar as alcaparras mas só tinham em frasco com vinagre. São essas? Não sei se existem outras... beijinho
ResponderEliminarOlá, Gi.
EliminarSão essas mesmas :) Foram as que usei também e duram uma vida no frigorífico.
Há umas maiores, mas muito mais difíceis de encontrar e não são fundamentais aqui.
Um beijinho
Olá Ana, estava a rever as tuas receitas que mais me apetecem fazer, e esta é sem dúvida uma delas.
ResponderEliminarSe em vez de cortar a courgette em cubinhos a ralar, será que funciona? Não tenho muita perícia com facas :-)