Nos contos de fadas, transformar uma carruagem numa abóbora é devastador, mas à luz da fantasia a imagem em si é das mais bonitas e mágicas que nos passaram na retina. E, talvez, até se a própria Cinderela soubesse dos inúmeros benefícios desta planta, a meia-noite não fosse tão temível.
E era precisamente sobre isso que eu vos devia falar: da versatilidade da abóbora - que pode ser usada em quase tudo (pratos doces ou salgados, tartes, snacks, sopas) e na sua totalidade, com casca e sementes também comestíveis - e da fonte de vitaminas (A, B, K) e de minerais como cálcio e fósforo... mas o meu cérebro só consegue reter a cor e o sabor, já saudosos, deste risotto.
INGREDIENTES
[para 2 pessoas]
100 g de abóbora (preferencialmente biológica)
Sal e pimenta preta q.b.
1 fio de azeite
1 cebola pequena
1 dente de alho, sem gérmen
250 g de arroz para risotto
1 copo pequeno de vinho branco (de boa qualidade)
650 ml de caldo de legumes caseiro
1 mão cheia de folhas de agrião
1 colher de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de queijo parmesão
PREPARAÇÃO
- Pré-aquecemos o forno a 190º C.
- Cortamos a abóbora em cubos e colocámo-la num tabuleiro de forno, temperada com sal, pimenta e um fio de azeite. Assamos por cerca de 20 minutos, até estar macia.
- Entretanto, refogamos a cebola e o alho, finamente picados, num tacho com um fio de azeite por cinco minutos. Acrescentamos o arroz e envolvemos bem por mais um minuto.
- Refrescamos com o vinho branco e deixamos que evapore.
- Juntamos agora a primeira concha de caldo de legumes (bem quente para não travar o processo de cozedura) e mexemos. Sempre que o arroz secar, juntamos mais caldo e mexemos.
- Transferimos a abóbora assada para o processador (ou Bimby) e adicionamos duas colheres de sopa de queijo parmesão e cerca de meio copo de caldo de legumes. Trituramos até obtermos um puré aveludado.
- Juntamos o puré ao risotto juntamente com o agrião e envolvemos por dois minutos. A adição do puré e do agrião deve ser feita apenas quando o risotto já estiver cremoso e praticamente no ponto de cozedura que queremos (al dente).
- Retiramos do lume e acrescentamos a manteiga e o restante parmesão. Incorporamos delicadamente e servimos de imediato. O risotto não espera por ninguém :)
E como adoramos risotto, aqui ficam mais duas receitas para experimentarem:
O Sweet Bigas também está no
Bom dia
ResponderEliminarFiz esta receita no fim de semana e é deliciosa.
Em vez de agrião coloquei folhas de manjericão e como substituição do parmesão optei pelo queijo quark.
DELICIOSO
:)
Bom dia, Inês
EliminarFico muito contente por saber disso. Essas trocas são uma excelente ideia (eu também adoro manjericão).
Um beijinho