04/12/2015

Tarte de romã (e leite-creme)




Costumo dizer que não tenho tempo a perder. Não tenho mesmo. Há tantas coisas que quero fazer na vida, que evito as que não me dizem nada. E com "coisas" refiro-me a programas onde não quero ir, a pessoas com as quais não me apetece estar, a receitas que não me satisfazem, a filmes que não tenho interesse em ver, a livros que não me estimulam.
Há tantos livros bons para ler, por que haveria eu de me distrair com um que às 80 páginas ainda não me cativou? Devo lê-lo porque é um clássico e fica-me bem dizer estas coisas? Não. Não. Não.

Lembro-me sempre, a este propósito, da frase "Donde no puedas amar no te demores". Não sei quem a terá dito, mas tento tê-la, todos os dias, bem presente.




INGREDIENTES

Para a massa

240 g de farinha Nacional super fina sem fermento
1 ovo
70 g de acúcar
50 g de margarina

Para o recheio

500 ml de leite magro
2 colheres de sopa bem cheias de farinha Nacional para aveludar molhos e cremes
2 gemas de ovo
50 g de açúcar
1 colher de sopa de margarina
1 colher de café (rasa) de essência de baunilha (ou sementes de meia vagem)
600 g de bagos de romã (duas a três romãs)

PREPARAÇÃO

Da massa 
  1. Pré-aquecemos o forno a 200º.
  2. Numa taça (ou Bimby), juntamos todos os ingredientes da massa e fazemos uma bola (Bimby: 1 min/ vel. 4 + 1 min/ vel. espiga). Deixamos descansar alguns minutos. 
  3. Com a ajuda do rolo, estendemos a massa e forramos uma tarteira (de fundo amovível). Levamos ao forno cerca de dois minutos. Retiramos e deixamos arrefecer. 
Do recheio
  1. Num tacho, juntamos o leite e a maizena. Com uma vara de arames dissolvemos bem a farinha e acrescentamos as gemas, o açúcar, a margarina e a essência de baunilha. Mexemos sempre até engrossar. Reservamos.
  2. Cobrimos o fundo da tarteira com os bagos de romã e vertemos o creme sobre estes. Levamos a tarte novamente ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, a 200 graus. 
Dica: Para dourar um pouco mais o creme, podemos polvilhar com açúcar demerara e queimar com o maçarico.


Bom fim-de-semana!

Também estamos no



2 comentários

© SWEET BIGAS. All rights reserved.