07/12/2015

Aletria de ovos – Especial P3


Começou Dezembro e as regras mudaram: deixamos os quatro ingredientes e propusemo-nos a fazer, até ao final do ano, receitas festivas para a nossa rubrica semanal no P3. As que vemos nas mesas de Natal e aquelas pelas quais suspiramos todo o ano.

Não serão, no entanto, sugestões exclusivamente doces (há todo um mundo para além das rabanadas), mas é bem possível que o nível de açúcar no sangue aumente nos dias que se seguem. Mas por esta aletria ultra-cremosa, vale bem a pena um eventual sentimento de culpa.


Do que precisas:

500 ml de leite
1l de água
7 colheres de sopa de açúcar
1 pau de canela
3 cascas de limão (sem a parte branca)
1 pitada de sal
4 meadas de massa de aletria Milaneza
6 gemas
canela em pó, a gosto


Vamos a isto:

  1. Num tacho junta o leite, a água, o açúcar, o pau de canela, as cascas do limão e o sal e mexe até dissolver o açúcar.
  2. Assim que ferver, retira o pau de canela e as cascas do limão. Verifica se está doce o suficiente e coloca as meadas de massa a cozer cerca de 15 minutos.
  3. Numa taça à parte, bate as gemas com uma vara de arames.
  4. Desliga o fogão e deixa arrefecer um minuto a massa. Verte as gemas em fio e sem parar de mexer (com a ajuda de um garfo).
  5. Coloca a aletria numa taça, espera que arrefeça ligeiramente e serve com canela em pó.
Dica: para um travo diferente, podem infundir na mistura de leite e água um pouco de chá de jasmim (com um infusor próprio), deixar fervilhar três minutos e retirar imediatamente antes de acrescentar a massa.


Também estamos no



1 comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.