09/12/2015

Kanelbullar [bolinhos de cardamomo e canela]




Esta sugestão nórdica viajou até ao blogue para aquecer o nosso estômago: o "Kanelbullar" (que significa, em português, bolo de canela) é um bolinho tradicional da Suécia, leve, fofo e delicado.

Ficou demasiado tempo na fila de check-in à espera que eu me compadecesse e o resgatasse do frio escandinavo – e essa é precisamente a única coisa que lamento. 
Claro que lhe conferi um toque pessoal, nomeadamente ao substituir alguns ingredientes por outros alternativos, mais saudáveis. Em boa verdade, acho que nunca reproduzi uma receita ipsis verbis. Mas sobre isso já não há motivo para arrependimentos.







INGREDIENTES
[14 a 15 bolinhos]

Para a massa

400 g farinha Nacional super fina sem fermento
50 g de farinha integral Nacional (ou de aveia)
1 saqueta fermento seco de padeiro (cerca de 4,3 g)
4 colheres de sopa açúcar
1 pitada sal fino
1 colher de chá cardamomo em pó
1 colher de café de canela em pó
75 g manteiga magra sem sal
250 ml bebida de aveia (ou leite magro)

Para o recheio
50 g manteiga magra sem sal, à temperatura ambiente
85 g açúcar amarelo
2 colheres de chá cardamomo em pó
1 colher chá canela em pó

Para a cobertura

1 ovo batido


PREPARAÇÃO
  1. Num pequeno tacho, derretemos a manteiga. Juntamos o leite e mexemos com uma vara de arames. Assim que a mistura tiver arrefecido, adicionamos o fermento e deixamos repousar alguns minutos.
  2. Peneiramos a farinha para uma taça e juntamos o sal, o cardamomo em pó (retiramos as sementes do interior da vagem de cardamomo e esmagamos no almofariz até obter um pó) e a canela em pó.
  3. Abrimos um pequeno buraco no centro da taça e juntamos o leite. Amassamos até que a massa se solte das paredes da taça. Tapamos com um pano e deixamos levedar por 45 minutos a 1 hora num ambiente mais ou menos aquecido.
  4. Com a ajuda de um rolo, estendemos a massa em forma de rectângulo com cerca de 1 cm de espessura. Não convém pressionar demasiado a massa para que esta não perca a textura leve e fofa.
  5. Passamos agora ao recheio: misturamos bem a manteiga, o açúcar amarelo, o cardamomo e a canela e espalhamos uniformemente na parte superior da massa.
  6. Enrolamos a massa, partindo do lado maior do rectângulo, e cortamos em fatias com cerca de 2,5 cm.
  7. Colocamos os bolinhos num tabuleiro de forno, previamente forrado com papel vegetal.
  8. Pincelamos, um a um, com ovo batido e levamos ao forno entre 10 a 15 minutos, a 180º, ou até começarem a ficar dourados.
Nota: no tabuleiro, deixem espaço entre uns bolinhos e outros para permitir que cresçam sem se colarem.

Também estamos no




Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.