11/05/2015

Espargos verdes com presunto (e ovo escalfado)

Adoro espargos; já a Bigas prefere o presunto – mas não pode comer. Há alimentos absolutamente proibidos pelo veterinário (como o chocolate, as uvas, o maracujá e os enchidos) e que não lhe damos mesmo quando resistir-lhe parece a maior crueldade do mundo.
O espargo é um alimento pouco calórico e altamente nutritivo, rico em vitaminas (A, B, C e K), fibras, ácido fólico, ferro e tantas outras coisas boas. Além disso, é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. São muitos os benefícios para uma única desvantagem: o preço – quase impeditivo se falarmos em espargos frescos. Durante os meses de Abril e início de Maio são mais acessíveis, por se tratar de um vegetal da época.



A receita de hoje demora menos de 10 minutos e é uma opção recorrente quando quero uma refeição leve e rápida (normalmente ao jantar e à qual acrescento um ovo escalfado). Mas como entrada (no caso, sem o ovo) também é óptimo. Já tinha dito que adoro espargos?




INGREDIENTES
[2 pessoas]

10 espargos verdes
5 fatias finas de presunto
2 ovos
Vinagre q.b.
Azeite q.b.
Flor de sal q.b.
Pimenta preta q.b.

PREPARAÇÃO
  1. Começamos por lavar os espargos, arranjar* e secar em papel absorvente. Num grelhador anti-aderente e sem gordura, grelhamos os espargos até que apresentem um tom dourado (aproximadamente cinco minutos), agitando o grelhador a meio para que a cozedura seja uniforme.
  2. Quando faltar cerca de um minuto, adicionamos uma colher de sopa de azeite e deixamos grelhar um pouco mais. Procuramos uma textura estaladiça, por isso não queremos que os espargos cozam em demasia. Retiramos e temperamos com flor de sal (convém não exagerar, que o presunto já é salgado), um fio de azeite e pimenta moída na hora. 
  3. Cortamos as fatias de presunto ao meio no sentido da largura. Enrolamos as metades de presunto à volta dos espargos, uma a uma, com cuidado. Polvilhamos novamente com pimenta e regamos com um fio de azeite. 
  4. Escalfamos os ovos num tacho fundo com água e um fio de vinagre (atenção que a água deve estar bem quente, mas não a ferver). Retiramos, temperamos com flor de sal e pimenta e servimos sobre os espargos.
*Arranjar os espargos é simples: depois de bem lavados, basta cortarmos o pé  (uns dois cm) e descascar superficialmente a parte inferior (sem tocar nas pontas).

Notas adicionais:
- Os espargos podem ser previamente escaldados em água a ferver, cerca de dois minutos, se os preferirmos mais tenros. De seguida, grelham-se outros dois minutos.

- Se pusermos um fio de azeite no grelhador desde início, vamos ficar com espargos maleáveis, além de um sabor a azeite (queimado) desagradável. Com o tempo e a prática concluí que o resultado é bastante melhor se adicionarmos uma colher de sopa rasa de azeite ao grelhador no final da cozedura.

Dica:
- Podemos substituir o presunto por fiambre de frango ou peru.

[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]



1 comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.