13/05/2015

Risotto de pêra caramelizada e brie


Se me perguntassem, diria que risotto é o meu prato preferido. Qualquer um. De camarão com melão, de pêra com brie, de 3 queijos, de salmão e lima, de cogumelos portobello. 
É um prato que faço desde a primeira vez que fui a Itália (já lá vão uns bons anos) e testar diferentes combinações é algo que me diverte. Claro que da primeira tentativa resultou uma papa. Nessa altura, há sete anos, fazia pouco mais do que massas rápidas e bifes grelhados. Estava no segundo ano da faculdade e as minhas preocupações com a alimentação eram quase nulas. Se tivesse sopa, pão e Nutella estava tudo bem. Agora que penso nisso, passou uma vida e eu mudei muito. As pessoas mudam; os pratos favoritos, às vezes, não.


Fazer risotto exige alguma perícia e, acima de tudo, paciência. É delicado e, como imagino que saibam, não é um prato fácil para quem ainda está a descobrir o universo da culinária. Mas é um dos pratos que mais me pedem e, no final, vale tanto a pena, que compensa todos os minutos de barriga encostada ao fogão - literalmente, porque a maior parte da receita obriga a acrescentar caldo e a mexer. Mexer, mexer, mexer. Com cuidado, para não partir o grão de arroz.



INGREDIENTES
[2 pessoas]

170 g de arroz para risotto (idealmente carnaroli ou arbório)
1 pêra (nem madura, nem muito verde)
1 colher de sopa rasa de açúcar amarelo
1 cebola bem picada
2 dentes de alho (sem gérmen)
Caldo de legumes q.b. (cerca de 750 ml, preferencialmente caseiro)
Meio copo de vinho branco (de boa qualidade)
Parmesão ralado q.b.
4 cubos de manteiga
12 fatias de queijo brie (6 por pessoa)
Sal e pimenta moída na hora q.b.
Azeite q.b.
Ervas aromáticas a gosto (tomilho ou cebolinho)


   PREPARAÇÃO
  1. Começamos por descascar uma pêra e cortá-la em pequenos cubos do mesmo tamanho. Numa taça, envolvemos a pêra com o açúcar e um fio de azeite e reservamos cerca de 15 minutos.
  2. Numa frigideira anti-aderente, salteamos a pêra até que caramelize (deve ficar macia e dourada).
  3. Num tacho, com um fio de azeite e dois cubos de manteiga, refogamos a cebola e o alho sem deixar alourar.
  4. Assim que a cebola estiver translúcida, acrescentamos o arroz, envolvemos e refrescamos com vinho branco. O vinho tem que ferver e evaporar.
  5. Começamos a adicionar conchas de caldo de legumes bem quente, uma de cada vez. Mexemos e deixamos que o arroz absorva por completo. Repetimos esta operação até que o arroz esteja al dente.
  6. Retiramos do lume, acrescentamos a pêra reservada, os restantes cubos de manteiga e o parmesão ralado. Envolvemos de novo.
  7. Dispomos o risotto num prato fundo com o queijo brie no topo. Polvilhamos com ervas aromáticas e servimos de imediato. [Nunca se atrasem quando vos convidarem para um risotto. Ele não espera.]
  
[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)] 




Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.