A Camila está prestes a fazer dois anos e procura sabores diversificados. Prefere batatas assadas a arroz demasiado cozido, esparguete a estrelinhas, enfim, comida com textura por comparação àquela demasiado liquefeita. Os tempos mudaram - e ainda bem! - e nós adaptámo-nos.
À excepção da sopa, que ainda faço duas separadas pela questão da proteína, a restante maioria dos pratos principais ela come connosco. A companhia de estar à mesa é de longe o que mais lhe agrada.
Hoje - sim, foi mesmo hoje ao almoço -, fiz-lhe cevadinha pela primeira vez. Fonte de fibra e com baixo teor de gordura, a cevadinha é uma excelente alternativa ao arroz com a mesma versatilidade: podemos adicionar-lhe todo o tipo de legumes e/ou proteína. O grão é mais duro e de cozedura mais lenta que o arroz e, como tal, este prato não é indicado para bebés que não tenham as mandíbulas suficientemente treinadas e dentes capazes de moer.
Todos os ingredientes estão disponíveis, como sempre, no espaço Bio & Natural do El Corte Inglés Gaia-Porto. Continua a ser, sem dúvida, o meu sítio preferido para explorar ingredientes e novas combinações e o único onde sei que vou encontrar aquilo que preciso sem fazer malabarismos.
INGREDIENTES
Para o caldo
2 talos de aipo, em pedaços
1/2 tomate, em pedaços
1 cebola, em quartos
1 folha de louro
1 fio de azeite
Sal q.b. (opcional, dependendo da idade da criança)
Da cevadinha
1 fio de azeite biológico Romeu
1 cebola picada biológica
1/2 tomate em pedaços, sem pele, biológico
1/2 cenoura ralada biológica
50 g de cevada perolada PróVida
1 florete de couve-flor biológica
1 lata de bacalhau em azeite e alho biológico
Coentros picados q.b.
PREPARAÇÃO
- Começamos por fazer o caldo: num pequeno tachinho com água a ferver, juntamos todos os ingredientes e deixamos apurar, em lume médio, por 20 minutos.
- Num outro tacho, refogamos a cebola bem picada num fio de azeite.
- Adicionamos a metade do tomate e a cenoura ralada e refogamos por mais dois minutos.
- Juntamos uma concha de caldo e a cevadinha. Mexemos e deixamos cozinhar por 20-25 minutos.
- Nos cinco minutos finais, adicionamos a florete de couve-flor picada e cozinhamos até obtermos o ponto desejado. Se necessário, vamos acrescentando mais caldo a meio da cozedura.
- Finalizamos com coentros picados grosseiramente.
Nota: para uma medida de cevadinha, usam-se duas de caldo.
Bom fim-de-semana ♥
Facebook sweetbigas
Instagram @anachaves
Sem comentários
Enviar um comentário