04/07/2017

Gelado de nectarina, bolacha e iogurte sem açúcar | receita biológica


Imaginem um gelado que combina nectarinas, iogurte e biscoitos crocantes de côco. Já está? Estudos demonstram que se não ficaram a salivar, a probalidade de estarem a mentir é superior a 90% :)

Criar sobremesas saudáveis é um permanente desafio que me dá muito gozo. A minha inspiração para esta receita vem de um dos meus gelados favoritos, o strawberry cheesecake da Häagen-Dazs que é um atentado de sabor e, infelizmente, de calorias. Nesta versão, troquei os morangos pela nectarinas, as natas pelo iogurte e queijo-creme, o açúcar pelo mel, as bolachas calóricas pelos biscoitos de espelta e açúcar de côco. Parece simples e é mesmo!

Desde que terminou o último resquício de açúcar branco cá em casa - há vários meses -, nunca mais comprei outro. Também não há, na minha exígua despensa, sinal de óleos, margarinas ou natas. A verdade é que, com algum esforço criativo, todos são dispensáveis mesmo quando pretendemos fazer criações gulosas. Já repararam na quantidade e diversidade das receitas que faço sem recorrer a qualquer um deles?

Para replicarem este delicioso gelado, só vão precisar de seis ingredientes. Invistam, por isso, em produtos de qualidade e, se possível, biológicos.
Os meus vieram todos do espaço Bio & Natural do El Corte Inglés Gaia-Porto. Para mim, continua a ser o sítio com maior oferta de produtos biológicos e mais confiável também (digo isto a propósito do último tema de capa da Revista Visão).







INGREDIENTES

4 a 5 nectarinas biológicas, maduras
4 (2 + 2) colheres de sopa de mel multifloral biológico Adaens q.b.
750 g de iogurte biológico natural zero açúcar da Provamel
200 g de queijo-creme magro
1 pacote de biscoitos de côco biológicos PróVida
Pepitas de cacau cru biológicas Regional q.b.

PREPARAÇÃO
  1. Começamos por fazer a compota de nectarinas. Descascamos as nectarinas e cortamos em pedaços. Colocamos num tacho pequeno com um fundo de água e duas colheres de sopa de mel. Deixamos reduzir em lume brando até engrossar e a fruta estar desfeita. Deixamos arrefecer totalmente;
  2. Com a vara de arames, misturamos o iogurte, o queijo-creme e as restantes duas colheres de sopa de mel; 
  3. Juntamos agora a compota de nectarinas (fria) e os biscoitos partidos grosseiramente e envolvemos;
  4. Transferimos o preparado para uma forma e levamos ao congelador mexendo a cada 20-30 minutos com um garfo para quebrar os cristais de gelo;
  5. Depois de desenformar polvilhamos com pepitas de cacau cru.
Notas: 
- É importante ir mexendo o gelado para não se acumular gelo (isto para quem não usa máquina de gelados, como eu);
- Os biscoitos devem ser partidos em pedaços e não triturados porque a ideia é que se notem ao comer o gelado;
- Gosto de acrescentar um biscoito de côco por cima de cada taça de gelado.

Procurem-nos também no Instagram 
(há muitas sugestões boas que não passam aqui)


Post escrito em parceria com o espaço Bio & Natural

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.