Quando o blogue era apenas uma miragem – um projecto com a sua quota parte de incerteza e vontade – partilhei esta receita com uma amiga. Uns dias depois, recebi no telemóvel uma fotografia dos hambúrgueres. Estava na hora de jantar, eu na cozinha, a Bigas ali, vigilante do fogão a ver se a sorte lhe chegava. Fitei-lhe o focinho e os olhos pequeninos. Silêncio aparente, e todo um rio de ideias a correr-me pelos nervos. Ela estática, eu prestes a desaguar neste mar imenso.
INGREDIENTES
[7 hambúrgueres grandes]
Receita adaptada de um dos livros da Bimby
75 g de flocos de aveia
100 g de cebola
15 g de ervas aromáticas (salsa e tomilho, por exemplo)
600 g de bacalhau demolhado e desfiado
1 ovo
1 colher de chá de mostarda
Pimenta preta q.b.
Método tradicional
- Num processador de cozinha, reduzimos os flocos de aveia a pó. Reservamos num recipiente.
- Picamos uma cebola grande e ervas aromáticas à nossa escolha (gosto de usar folhas de salsa, tomilho e hortelã) e misturamos numa taça grande juntamente com o bacalhau (toda a quantidade, bem desfiado), o ovo, a mostarda e pimenta preta moída na hora. Com as mãos, amassamos até que todos os ingredientes se fundam. Adicionamos, de seguida, a aveia reservada e voltamos a amassar com as mãos (sem medo de sujar). Rectificamos os temperos.
- Moldamos os hambúrgueres no tamanho desejável.
- Numa frigideira anti-aderente untada com azeite cozinhamos os hambúrgueres de ambos os lados.
Na Bimby
- Começamos por colocar no copo os flocos de aveia e pulverizar 10seg/vel 9. Retiramos e reservamos.
- Picamos a cebola e as ervas aromáticas 5 seg/vel 5. Com a ajuda da espátula baixamos o que ficou na parede do copo. Adicionamos 200 g de bacalhau, o ovo, a mostarda e a pimenta e trituramos 10 seg/vel 7. Com a ajuda da espátula baixamos o que ficou na parede do copo e trituramos mais 10 seg/vel 7.
- Por fim, acrescentamos o restante bacalhau e a aveia reservada e misturamos 10 seg/vel 4. Rectificam-se os temperos e moldam-se os hambúrgueres.
- Numa frigideira anti-aderente untada com azeite cozinhamos os hambúrgueres de ambos os lados.
Olá Ana! O bacalhau que é usado na receita é também previamente cozido? Muito obrigada!
ResponderEliminarOlá, Inês
EliminarNão é preciso cozer o bacalhau primeiro, basta que esteja descongelado (se for o caso) e já demolhado. Há embalagens de bacalhau ultra-congelado que são ideais para isso ou de bacalhau seco que basta demolhar.
No entanto, se tiver restos de bacalhau já cozido também pode usar. :)
Óptimo, muito obrigada! Experimentei hoje e ficaram deliciosos :) mais uma receita maravilhosa!
ResponderEliminar