25/05/2015

Sangria de espumante



Não falhamos promessas: assim que a página do Facebook alcançou os 500 seguidores, comprometi-me a fazer uma receita para celebrar este número bonito.

O blogue tem vindo a ocupar uma fatia cada vez maior do meu tempo e obriga-me a abdicar de várias outras coisas. Não me queixo. Cozinhar é algo que gosto muito e a sensação de conforto que retiro daqui não se resume meramente ao estômago.
Ontem, como tantas outras vezes, a minha mãe veio visitar-me, mas desta vez trouxe com ela um cabaz de produtos biológicos vindos de Chaves, enviados por uma grande amiga (obrigada, tão querida Gracinda!). O meu coração encheu-se de alegria.
Havia amoras silvestres, morangos, cerejas, espinafres, ervilhas de quebrar, alface, ovos. Se numa outra altura da vida ficaria muito satisfeita, ontem foi completamente diferente. Porque a proporção que as coisas foram assumindo são, elas próprias, singulares e arrebatadoras.

Escolhi uma sangria para brindarmos a isso. Aos sonhos, às conquistas e sempre às coisas simples e indeléveis.




INGREDIENTES

1 garrafa de espumante (75 cl), de boa qualidade
1 lata de 7 up (33 cl)
Meia maçã granny smith
4 ou 5 morangos
2 rodelas de laranja (1,5 cm de grossura)
1 lima
1 pau de canela
7 folhas de hortelã
Cubos de gelo q.b.


PREPARAÇÃO
  1. Começamos por arranjar a fruta. Removemos o caroço da maçã, cortámo-la em quartos e depois cada parte em lâminas finas.
  2. Lavamos os morangos e removemos o pé. Cortamos metade dos morangos em pequenos cubos e a outra metade picamos com uma faca.
  3. Cortamos a lima em quartos e a laranja em triângulos (cada uma das rodelas a meio, depois novamente a meio e assim sucessivamente até perfazer 8 triângulos pequenos).
  4. Colocamos a fruta no jarro e vertemos o espumante com cuidado (inclinando o jarro fará menos espuma). Adicionamos a 7 up e, por fim, o pau de canela, as folhas de hortelã e o gelo.

À vossa.

[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]


4 comentários

  1. Que presente para os olhos, o paladar e a alma. Imagine degustar essa sangria com amigos!
    Parabéns pelos 500 seguidores, serão muito mais, seja pelas receitas, pelos textos, pelas fotos, e por Bigassss!
    Grande beijinho, Ana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hustana! Agora mesmo me fez lembrar daquela sangria deliciosa e refrescante que bebemos junto ao rio. Melhor só mesmo a companhia.

      Um beijo enorme

      Eliminar
  2. vou experimentar cada receita,principalmente o pequeno almoço....

    ResponderEliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.