22/05/2015

Mousse de chocolate negro e menta


A base desta receita é a da mousse de chocolate da minha mãe. Um clássico, portanto.
A minha mãe não é uma pessoa que adore cozinhar, muito menos gosta de grandes aventuras culinárias. Tem uma miríade de receitas e livros, mas volta sempre aos mesmos. Nós agradecemos.

Sempre a vi muito empolgada quando havia um almoço lá em casa. Preparava tudo com antecedência (vários dias antes já sabia o que ia fazer) e acordava muito cedo para ter tudo na mesa a horas. Tenho a certeza que o facto de eu gostar tanto de cozinhar se deve a ela. Não me ensinou tudo o que sei, nem sequer tenho o hábito de reproduzir os seus pratos, mas a generosidade e o carinho com que cozinho é a ela que o devo. E isso será sempre o mais importante.

Sinto que, de alguma forma, me foi incumbida esta missão de fazer perdurar a mousse de chocolate e, como tal, faço-a amiúde e com muito afinco para os meus amigos, os mesmo que vão rasgar um sorriso quando a virem aqui hoje. Não têm de quê.





INGREDIENTES
[4 a 6 pessoas]

100 g de chocolate de culinária 70% de cacau
7 quadrados de chocolate After Eight
5 ovos
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga (usei Vaqueiro sabor a manteiga)
1 colher de sopa de raspas de chocolate (grosseiramente ralado) (opcional)

PREPARAÇÃO
  1. Começamos por separar as gemas das claras.
  2. Derretemos o chocolate negro e o After Eight juntamente com a manteiga numa taça em banho-maria.
  3. À parte, batemos as gemas e, de seguida, juntamos o chocolate derretido, pouco a pouco. Voltamos a bater muito bem.
  4. Numa outra taça, batemos as claras em castelo. Quando estiverem a ficar branquinhas, começamos a adicionar as colheres de açúcar, uma de cada vez. As claras estão prontas quando estiverem bem firmes e já não se sentir o açúcar granulado.
  5. Juntamos as claras em castelo ao preparado anterior e envolvemos (com cuidado e sem bater). Acrescentamos as raspas de chocolate e envolvemos de novo.*
  6. Transferimos a mousse para uma taça de servir (ou frascos) e levamos ao frigorífico pelo menos 3 horas.
*Além de intensificar o sabor a chocolate, gosto particularmente de sentir as raspas a desfazerem-se na boca.
Dicas:
– se preferirem um sabor a menta mais acentuado, adicionem mais quatro ou cinco quadrados de After Eight;
– para quantidades maiores, basta duplicarem todos os ingredientes da receita;
– se não gostarem de menta, não usem After Eight. Será uma mousse de chocolate "simples", mas igualmente deliciosa.


[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]



Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.