29/05/2015

Gaspacho de morangos e manjericão

Sopa fria? E com morangos? Isso mesmo. A minha liberdade literária permite-me que a designe como um twist da famosa receita do gaspacho à Andaluza. Mas este prato típico do sul de Espanha e muito apreciado no Alentejo é um caso de amor-ódio.
Para mim, em dias de muito calor é uma alternativa (per)feita à medida do meu estômago - e do meu relógio, máquina ingrata e impaciente. É sexta-feira e sabe a Sábado. Há sal, sol e sul neste prato e eu ainda nem saí de casa.




INGREDIENTES
[4 pessoas]

350 g de morangos
1 tomate cacho (maduro)
1 cebola roxa
1  pimento vermelho
1 pepino pequeno
4 folhas de manjericão + algumas extra para decorar
Fatias de queijo de cabra q.b.*
Flor de sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

PREPARAÇÃO
  1. Depois de bem lavados, cortamos os morangos em metades, o tomate em quartos e picamos a cebola grosseiramente.
  2. Lavamos bem o pimento, abrimos e retiramos as sementes e a parte branca. Cortamos em tiras.
  3. Descascamos o pepino, cortamos a meio no sentido do comprimento e, com a ajuda de uma colher, removemos as sementes. Cortamos em meias-luas.
  4. Pomos tudo no liquidificador ou Bimby, adicionamos o manjericão, temperamos a gosto com flor de sal e trituramos até obter um creme suave.
  5. Levamos ao frio por, pelo menos, três horas.
  6. Antes de servir, colocamos uma a duas fatias de queijo de cabra por prato, folhas de manjericão picadas e rectificamos os temperos: flor de sal, um fio de azeite e pimenta preta moída na hora.
* em alternativa podemos usar queijo feta ou queijo fresco.

Bom fim-de-semana.


[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]



Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.