01/06/2015

Gelado de banana, chocolate e bolacha – especial Dia da Criança








O menino tinha as mãos côncavas sobre as orelhas, como búzios. Silêncio absoluto.
Um adulto aproximou-se e tentou perceber o motivo.

 Que fazes tu com as mãos nos ouvidos?
 Eu escuto o mar.

Costumo dizer que a minha preocupação enquanto criança era saber que tinha Nutella e pão. Gostava preferencialmente do pão de forma, que não me magoava as gengivas nem o céu da boca (então quando apareceram as versões sem côdea foi uma alegria). Mas no Inverno, a logística deste pequeno momento de prazer chegava a aborrecer-me. O frio endurecia o creme de chocolate e impedia-me de mergulhar o dedo no frasco. Os adultos não fazem isto, porque só complicam.

Hoje assinalo o Dia da Criança como um hino à alegria e à inocência. Fiz, por isso, uma receita saudável e tão simples quanto... transformar bananas em gelados. Depois, é só torná-los ainda mais apetitosos com chocolate quente e bolacha.

No fundo, é como se regressássemos até àquela altura em que éramos capazes de ouvir a crispação do mar através das mãos.




[Hoje sem Bigas, mas com esta menina linda]

INGREDIENTES
[6 gelados]

3 bananas grandes maduras
100 g de chocolate negro (70% cacau)
1 colher de sobremesa de açúcar amarelo
1 colher de café de óleo de côco
Bolacha maria (em pó) q.b.

PREPARAÇÃO
  1. Partimos as bananas a meio e inserimos um pau de gelados no interior. Levamos ao congelador por, pelo menos, cinco horas (podemos fazer este passo à noite).
  2. Na altura de servir, fazemos o molho de chocolate. Numa taça em banho-maria, derretemos o chocolate juntamente com o açúcar e o óleo de côco.
  3. Tiramos as bananas do congelador e passamos pelo chocolate quente e, logo de seguida, polvilhamos com bolacha maria*.
* ou outro topping à escolha (côco ralado, amêndoas ou avelãs picadas).


Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.