27/03/2019

Fondant de chocolate e caramelo [a verdadeira gulodice!]

Se o amor fosse um bolo seria pequeno e inteiro, tinha o formato de coração e saberia a chocolate derretido e a caramelo.

Há receitas que são verdadeiros fenómenos - e eu consigo entender porquê. Quando partilhei uma destas fotografias pela primeira vez no @instagram tive o maior número de reações que me lembro de ver. No século XXI, as coisas medem-se mais ou menos por este prisma: o número de gostos que determinada coisa tem e, a par disso, os comentários de quem efetivamente teve a sorte de provar.

Este trabalho, alusivo ao Dia dos Namorados, foi feito para o blogue da MO - que está por tempo indeterminado offline - mas não merecia ficar na pasta digital a acumular pó (também ele virtual).

Quando virem os passos da receita perceberão como é inacreditavelmente simples de fazer; quando a provarem vão pedir bis, como diria o Sérgio Godinho.

E para aqui estamos em salamaleques
a lamber mãos feitas para abanar leques
a pedir bis, a gritar bravo,
a aplaudir, muito bem
e até domingo que vem


Não têm de quê. :)






INGREDIENTES
[para 6 fondants]

100 g de chocolate negro (70% de cacau)
100 g de manteiga magra sem sal
2 ovos inteiros
2 gemas de ovo
100 g de açúcar amarelo
110 g de farinha sem fermento
6 caramelos (usei Werther’s original soft)

[opcional:
1 pacote de natas frescas
1 colher de sopa de açúcar em pó]


PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 190º C (sem ventoinha).
  2. Num tacho pequeno, derretemos a manteiga. Partimos o chocolate em pequenos pedaços e colocamos numa taça. Juntamos ao chocolate a manteiga bem quente e mexemos com uma vara de arames até obter uma mistura sem grumos.
  3. Numa taça à parte, batemos os ovos e as gemas com o açúcar até que triplique de volume. Adicionamos a mistura de chocolate e a farinha peneirada. Mexemos bem.
  4. Vertemos o preparado para as formas* previamente untadas com manteiga. Introduzimos um caramelo no centro de cada forma e levamos a cozer por cerca de 8 a 10 minutos.
  5. Batemos as natas com o açúcar em pó até obtermos o ponto de chantilly. Reservamos.
  6. Retiramos os fondants das formas e servimos de imediato – acompanhamos com natas batidas, morangos ou com sorvete de tangerina.
*também se podem usar ramequins que possam ir ao forno.

A forma que usei é Nordic Ware.


Bom resto de semana ♥

Também estamos no 

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.