24/09/2018

Quatro livros de culinária que não podem perder



Para onde quer que me volte tenho sempre livros à minha volta. Em casa, no trabalho, no caminho entre um e outro, nas férias. À minha secretária chegam quase todas novidades literárias que dão à estampa. Romance, thriller, poesia, auto-ajuda, bem-estar, gastronomia, infanto-juvenil.

Ultimamente, tenho perdido ganhado muito mais tempo a ler romance e poesia, mas continuo a estar muito atenta a tudo o que envolve a gastronomia e bem-estar. E à estante sobrelotada lá de casa continuam a chegar páginas e páginas de receitas deliciosas.

Agora em Setembro, a propósito da rentrée, estão a sair do forno alguns títulos interessantes, mas, até à data, e num universo cada vez maior, há pelo menos quatro livros, publicados este ano, que deveriam mesmo conhecer:



Este livro saído do blogue Cocoon Cooks é um dos meus preferidos deste ano. São mais de 80 receitas 100% vegan do André e da Rita, os autores do blogue.
Não sigo uma alimentação vegan - aliás, ser vegan não é um regime alimentar, é um estilo de vida -, mas gosto muito de folhear estas páginas para me inspirar, para replicar ideias, para mudar.



Gabriela Oliveira tem um novo livro de receitas vegetarianas, saudáveis e apetitosas, adaptando as receitas da cozinha típica portuguesa a alternativas sem produtos de origem animal. 
Para quem conhece os livros anteriores, o estilo mantêm-se. Parece-me um bom guia para quem pretende iniciar-se no mundo vegetariano, mas não tem muita criatividade na hora de preparar as refeições.




Se Gordon Ramsay apresenta um livro que diz «As minhas melhores receitas» não há muito mais para dizer além disso. 
Posso, talvez, acrescentar que aqui, ao contrário das sugestões anteriores, não se contam calorias, nem deve haver peso na consciência. Os bolos podem ter tranquilamente 300 gramas de manteiga e 400 de açúcar. Um exemplo? Bolo de caramelo com banana caramelizada. Deve ser do outro mundo. Eu sou fã.




Entretanto, Jamie Oliver está de volta, desta vez com um livro inteiramente dedicado à cozinha italiana. Das bases de pizza aos molhos, dos gnocchis às lasanhas, passando pelo saltimbocca, há de tudo. É uma obra extensa, um trabalho de anos e com fotografias belíssimas. 
Pessoalmente, que já o vi, não é dos meus preferidos (há muitos ingredientes que não se encontram cá), mas já fiz o bolo de chocolate com grão de bico e é delicioso. Próxima aventura: gnocchis caseiros.
O livro ainda só está disponível no idioma original, mas a versão portuguesa deve chegar, como habitualmente, em novembro/dezembro.


Boas receitas!

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.