03/09/2018

De volta às Rotinas! | O Espaço da Nutricionista

Pequena nota introdutória:

A partir de hoje, teremos a Catarina Trindade, a minha nutricionista favorita, a escrever aqui no blogue duas vezes por mês.
Será uma rubrica óptima para esclarecerem questões sobre a vossa alimentação ou dos vossos filhos, aprenderem dicas, lerem informação especializada. Uma espécie de consultório virtual.

Bem-vinda, Catarina, e obrigada por teres aceitado o repto. Vamos a isto!


DE VOLTA ÀS ROTINAS

Setembro é mês de voltar às rotinas. É um mês de definir objetivos e metas. Para muitas pessoas é um mês de recomeços. Depois dos dias de férias, com rotinas diferentes, ou mesmo sem rotinas para muitos, é importante alinhar o novo ano que começa agora.


Para mim, este mês traz muitas novidades. Estou a arrancar com um projeto novo, o Todos P’ra Mesa, que é acima de tudo um espaço de Educação Alimentar, algo inovador na cidade do Porto e que me vai dar muito gosto trabalhar – já tem uma página de Facebook para seguir. 😊

Assim, hoje, trago cinco rotinas que deve implementar neste “Regresso às Aulas” para um dia-a-dia mais saudável.

1. Hidrate-se: sei que já está farto de ouvir isto, mas nesta fase é mesmo importante beber cerca de 1,5 a 2 l de água. Para além de ser benéfico para todo o funcionamento do organismo, ajuda a pele a manter-se hidratada e isso fará com que o seu bronzeado se prolongue. Se para si é uma barreira beber água ao longo do dia, em breve publico várias estratégias para o ajudar. 

2. Sopa: é importante que tenha sopa todos os dias em casa. Não são só as crianças que devem comer sopa, os adultos também (até para dar o exemplo), e muitas vezes, a sopa é um ótimo alimento para comer quando chega a casa e sente aquela fome descontrolada que o faz comer tudo o que aparece à frente. Além do mais, é um alimento baixo em calorias, rico em fibras, vitaminas e minerais. 

3. Fruta: sabia que deve comer cerca de 3 peças de fruta por dia? A variedade é tanta que esta rotina é fácil de implementar. Experimente introduzir a fruta em batidos ou misturar com iogurtes. É um alimento tão versátil que não vai faltar criatividade.

4. Planeie as refeições: aproveite um dia da sua semana para planear as refeições que vai fazer, faça uma lista ou consulte as receitas deste blog para se inspirar. Esta rotina vai facilitar a sua ida às compras, poupar-lhe imenso tempo, diminuir o desperdício alimentar e tornar a tarefa de cozinhar todos os dias mais interessante (e as refeições nada monótonas).

5. Exercite-se: não sendo a minha área de especialidade, mexer-se faz bem ao corpo e à alma. Se necessário, consulte um profissional do desporto e encontre algo que goste de fazer, acima de tudo para fazer com gosto e de forma continuada. 


Querem propor um tema?
Estejam à vontade para colocar questões na caixa de comentários e para lançarem as vossas próprias rotinas para setembro! Este foi o primeiro de vários posts neste cantinho tão especial que é o Sweet Bigas.

Obrigada por estarem desse lado.



Catarina Trindade
Nutricionista
ttps://www.facebook.com/todospramesa/

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.