18/03/2018

Bolo de caneca & mousse de chocolate | Receitas especiais para o Dia do Pai



Na semana em que se celebra o Dia do Pai, preparei duas receitas bem gulosas: um bolo de caneca e uma mousse de chocolate. 
Tendo em conta a versatilidade (ou deverei dizer vontade?) dos pais, a primeira sugestão é para aqueles que não têm paciência para a cozinha (ou muito jeito, vá) e a segunda é indicada para pais que gostam de surpreender.

O bolo de chocolate de caneca faz-se em cinco minutos (desde a preparação até ao resultado final) e, apesar de ser uma receita muito simples e rápida, prefiro usar ingredientes de qualidade - sempre biológicos, e chocolate de tablete em vez de cacau em pó. Acreditem, é mesmo uma pequena maravilha.

Já a mousse faz-se em 20 minutos ou menos e fica ultra-cremosa e aveludada. Mais uma vez, usei alternativas mais saudáveis (como o açúcar e o óleo de coco) e posso dizer-vos que esta receita é a preferida do meu irmão, que é um chocólatra (bom, pelo menos é o que ele diz!). Tenho pena que não esteja por perto para lha fazer mais vezes.

Dito isto, incentivo-vos a desafiarem os pais, maridos, companheiros a testarem em casa e depois voltem para me contar como se saíram. 









Bolo de chocolate de caneca para pais sem paciência (só com 5 ingredientes)

INGREDIENTES
[2 canecas]

80 g de chocolate 70% biológico Seed and Bean (tablete)
70 de manteiga sem sal biológica Pur Natur
3 colheres de sopa de acúcar mascavado
2 ovos biológicos
4 colheres de sopa de farinha de espelta branca Pró Vida (sem fermento)

PREPARAÇÃO

  1. Partir o chocolate em pedaços pequenos. Colocar numa taça, juntamente com manteiga, e derreter numa taça, no microondas. Mexer.
  2. Juntar o açúcar e mexer de novo.
  3. Juntar o ovo e bater bem.
  4. Por fim, adicionar a farinha e envolver.
  5. Dividir o preparado por duas canecas e levar, uma de cada vez, ao microondas, por 1:30min-1:45min.

-----








Mousse de chocolate para pais que gostam de surpreender 

PREPARAÇÃO
[4-6 pessoas]

100 g de chocolate negro biológico Maraná
1 colher de sopa de óleo de coco biológico
5 ovos biológicos  (separar gemas das claras)
5 colheres de sopa de açúcar de coco Ox Nature
Flor de sal a gosto

INGREDIENTES
  1. Numa taça em banho-maria, derretemos o chocolate juntamente com o óleo de coco.  Reservamos.
  2. Separamos as gemas das claras. Juntamos o chocolate derretido às gemas e batemos com a batedeira. 
  3. À parte, batemos as claras em castelo bem firmes. Delicadamente, envolvemos as claras no preparado anterior, mas sem bater.
  4. Vertemos para uma taça de servir, polvilhamos com flor de sal e reservamos no frigorífico até servir (mínimo uma hora).
Post escrito em parceria com o espaço Bio & Natural do El Corte Inglês-Gaia

Bom domingo e um Feliz Dia do Pai ♥

Facebook sweetbigas
Instagram @anachaves


4 comentários

  1. Boa tarde,
    Uma questão: utiliza produtos biológicos e micro-ondas porquê?
    Parece-me um bocado contraditório...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anónimo
      A resposta imediata seria: porque me apetece. :)
      A mais longa tem a ver com a explicação que dei no texto: pais sem paciência, sem tempo e sem jeito não ligam o forno, não untam formas, não usam papel vegetal. Por isso, eu facilito-lhes a vida. Depois, não sou fundamentalista e uso o microondas - como a maioria das pessoas o faz. Num mundo ideal, acredite, a prioridade nem seria banir o microondas. Não vejo qual é o problema de fazer um bolo de caneca com ingredientes biológicos. É sempre infinitamente melhor do que com ingredientes de produção convencional. Mais: do ponto de vista ambiental e tendo em conta o gasto energético, seria bem pior ligar um forno por uma única caneca de bolo, não lhe parece?
      Obrigada pelo seu comentário!

      Eliminar
  2. Sob o ponto de vista nutricional, o que aconselha - açúcar mascavado ou substituir por uma tâmara? Apenas consumo açúcar natualmente presente por exemplo na fruta e nada de açúcar adicional. Já agora porque é que cacau em pó tem menos qualidade do que uma tablete? Se for cacau puro não tem menos açúcar? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara
      Se não usa mesmo açúcar, pode optar por tâmaras. Ou mel. A maioria dos bolos que faço são com açúcar mascavado biológico, mas também já usei tâmaras nalguns (por exemplo, em bolos de cenoura ou maçã) e gosto muito do resultado.
      Quando me referia a cacau em pó, estava a pensar no embalado de supermercado e não ao cacau cru em pó. Cacau cru é a melhor opção de todas, obviamente. Mas nem toda a gente aguenta.
      As pessoas devem sempre adaptar as suas receitas àquilo que gostam e/ou têm em casa. Para mim, este bolo de caneca é perfeito assim.
      Espero que experimente! :)
      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.