30/03/2017

Muffins de maçã e aveia [receita biológica para crianças]

Quando crio receitas doces para miúdos (bolos, muffins, bolachas) gosto de lhes associar uma fruta de modo a que me permita cortar nas quantidades de açúcar. E se é verdade que há bolos que se conseguem fazer (comer) sem qualquer adição de açúcar, outros há que perderiam muito se não o acrescentássemos. 

Vamos a alguns pontos positivos de confeccionarmos doces em casa:

- Sabemos exactamente aquilo que estamos a comer;
- Podemos variar os ingredientes e escolher substitutos mais saudáveis e isentos de químicos;
- A adição de açúcar fica ao nosso critério (um queque comprado numa pastelaria tem cerca 300 kcal e 20 gramas de açúcar por unidade. A propósito: recomendo-vos vivamente que vejam o site sinazucar.org. É bastante elucidativo em relação às quantidades de açúcar escondidas nos alimentos, mesmo daqueles aparentemente inofensivos como o iogurte "O Meu Primeiro Danone" ou as bolachas Maria);
- Não têm conservantes, corantes, nem aromas artificiais.

Estes muffins são uma proposta completa e nutritiva para o lanche das crianças - mas, como qualquer "guloseima", não o são numa base diária. Tem aproximadamente 104 kcal e 5 gramas de açúcar por unidade.
Usei farinha de espelta que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, contém glúten, é mais completa do que o trigo e ajuda-nos a ampliar o espectro de nutrientes que oferecemos aos nossos filhos. Já o iogurte, além de ser uma fonte de cálcio, tem um outro propósito: posso cortar na manteiga e continuo a ter uma boa textura.

A receita, como sempre, tem a aprovação da Catarina Trindade (nutricionista) e foi feita especialmente para o Filhos & Cadilhos, o novo programa do Porto Canal, apresentado pela Mariana D'Orey.
O cenário é delicioso, as conversas são imperdíveis (tenho aprendido imenso com os convidados) e é, de facto, um daqueles formatos à medida da apresentadora que se propõe a descomplicar a parentalidade - e fá-lo, garanto-vos, tocando em assuntos sensíveis de modo desempoeirado e simultaneamente incisivo.

É já este sábado (dia 1 de Abril) - e todos os sábados - às 11 horas da manhã. A não perder.




INGREDIENTES
[Para 12 muffins | A partir dos 12 meses]

2 maçãs biológicas (idealmente doces)
2 ovos biológicos
60 g de açúcar amarelo biológico
20 g manteiga magra sem sal
50 g de iogurte natural biológico (sem açúcar)
100 g de farinha de espelta branca biológica (ou farinha de trigo sem fermento)
50 g de flocos de aveia finos biológicos
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de amêndoa granulada biológica
1 pitada de canela em pó biológica

PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C.
  2. Descascamos as maçãs, removemos o caroço e trituramos no robot de cozinha. Reservamos.
  3. Numa taça, juntamos os ovos e o açúcar e batemos por dois minutos.
  4. Acrescentamos a manteiga e o iogurte e batemos novamente
  5. Juntamos a farinha, os flocos, o fermento, a amêndoa e a canela e envolvemos em velocidade baixa apenas até incorporar.
  6. Por fim, adicionamos a maçã triturada e envolvemos.
  7. Depois de colocar as forminhas de papel na forma de muffins, com a ajuda de uma colher distribuímos a massa e levamos ao forno por cerca de 20 minutos.


Durante o programa fiz ainda um smoothie de morango e abacate, mas neste caso terão de esperar por sábado para ver a receita :)

Estou à vossa espera no Instagram


Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.