09/11/2016

Pizza de espelta com salmão fumado e abacate

Dizia-me ontem uma amiga que esta pizza era o perfeito "midnight snack" para acompanhar as eleições nos EUA
Quando me deitei, pouco faltava para a meia-noite, nada se sabia mas havia ponta de esperança, nomeadamente graças à comunidade hispânica que duplicou os votos e se voltaria para Hillary.
Assim que acordei, a primeira coisa que fiz foi tirar o modo voo do iPhone e esperar pelo sinal de wi-fi. Abri o Público e vi Donald Trump por todo o lado. Será que acordei mesmo? 

O tipo ganhou! Presidência, Senado, Congresso e voto popular (actualização: afinal, não ganhou nos votos, valha-nos isso).
A América, básica e desesperada, votou no homem mais abominável que o mundo nos deu a conhecer nos últimos 18 meses de campanha. De polémicas, insultos, mentiras. O mediático Trump, dos anúncios de fast food ou do Sozinho em Casa 2, soube manipular habilmente os eleitores, aproveitando-se do medo e da revolta dos americanos, dos vencidos, dos colarinhos azuis, dos brancos com pouca formação, dos homens e dos deploráveis em toda a linha. Espicaçou-os e eles vingaram-se.

A mensagem extremista e populista galopa e atropela-nos. Foi assim com o Brexit, no Reino Unido, foi assim com Temer, no Brasil. Pode ser assim em França com Marine Le Pen (que entretanto já felicitou o novo presidente). E nós temos muito a aprender com isto a começar por não nos deixarmos levar por um mundo ilusório que criamos só para sustermos a nossa rede de conforto. 
Às vezes, precisamos de conhecer o mau para ver o que está realmente mal. Aprendam depressa, Estados Unidos.

E nem esta pizza tão boa me ajuda a digerir este dia triste.




INGREDIENTES

Para a massa
180 g de farinha de espelta integral biológica
1 colher de chá de fermento de padeiro seco
1 pitada de flor de sal
20 g de azeite
80 de água (se não usarem Bimby, a água deve ser morna)

Para o recheio
1 embalagem de ricotta (250g)
150 g de salmão fumado
2 abacates biológicos laminados
1 mão cheia de rúcula selvagem
1 fio de azeite virgem-extra
Pimenta preta moída na altura q.b.

PREPARAÇÃO

Da massa

Método tradicional
  1. Colocamos a farinha, o fermento e o sal num recipiente e misturamos. Adicionamos o azeite e envolvemos de novo. Por fim, acrescentamos a água morna aos poucos e vamos mexendo e amassando com as pontas dos dedos até formar uma bola. 
  2. Tapamos com um pano e reservamos num local seco até que duplique de tamanho (cerca de 1 hora).
  3. Pré-aquecemos o forno a 200º C. 
  4. Polvilhamos a bancada da cozinha com farinha e estendemos a massa com o rolo até que fique bem fina. Transferimos para o prato ou tabuleiro de pizza, forrado com papel vegetal, picamos a massa com um garfo (ou, em alternativa, fazemos peso com feijões, por exemplo) e levamos a forno por 10 minutos.

Na Bimby
  1. Juntamos a água, o azeite e o sal e programamos 1 min/37º C/ vel. 2. Acrescentamos a farinha e o fermento e amassamos 2 min/vel .
  2. Colocamos a massa num recipiente de vidro, tapamos com um pano e reservamos num local seco até que duplique de tamanho (cerca de 1 hora).
  3. Pré-aquecemos o forno a 200º C. 
  4. Polvilhamos a bancada da cozinha com farinha e estendemos a massa com o rolo até que fique bem fina. Transferimos para o prato ou tabuleiro de pizza, forrado com papel vegetal, picamos a massa com um garfo (ou, em alternativa, fazemos peso com feijões, por exemplo) e levamos a forno por 10 minutos.
Do recheio
  1. Depois de a massa estar cozida e arrefecida espalhamos a ricotta sobre a base da pizza, sobrepomos o salmão fumado, o abacate laminado e a rúcula. Vertemos um pequeno fio de azeite e polvilhamos com pimenta preta moída na altura.
Sigam-nos também no 

GuardarGuardar
GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar

2 comentários

  1. Adoro todos estes ingredientes e com essa base maravilhosa, ia adorar a qualquer hora do dia ou da noite. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susy, tem que experimentar! A espelta, ainda por cima, é um cereal muito mais saudável que o trigo (embora também contenha glúten). Para não celíacos é uma óptima alternativa.
      Tenho a certeza que não se vai desiludir :)

      Um beijinho

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.