23/11/2016

Beringelas caramelizadas

Não sei se já viram o novo programa "Chef de Raiz" do 24 Kitchen. Eu que ando sempre à procura de inspiração para as minhas aventuras culinárias, fico deliciada quando estreiam programas que, de alguma forma, se assemelham ao tipo de cozinha que faço, que gosto e que consumo. Este é um desses casos.
Adorava quando o canal tinha um programa do Nigel Slater, que eu sorvia como se se tratasse do último pedaço de chocolate negro da embalagem. Não perdia um. Tenho muitas saudades desses tempos e deixo já aqui um apelo ao 24 Kitchen para transmitirem as temporadas seguintes do Nigel ou outros formatos que ele fez.

Mas mais do que contar-vos as minhas preferências televisivas, queria falar sobre as beringelas caramelizadas pelas mãos do chef Leonardo. Tão irresistíveis que fui para a cozinha nos minutos seguintes. O único senão para mim foram as sementes de cominhos que ele usou e que, apesar de terem um sabor mais ténue do que os cominhos moídos, continuam a ser um ódio de estimação. Substituí-as por sementes de coentros e sementes de mostarda e tudo o resto foi idêntico. Como estava com muita fome, aproveitei o forno para assar batata-doce em papel de alumínio e acrescentei filetes de atum ao prato. 

É, oficialmente, a melhor receita com beringela que fiz até à data.








INGREDIENTES
[2 pessoas]
Receita adaptada do programa "Chef de Raiz"

2 beringelas
Sal q.b.
1 fio de azeite
1 colher de sopa de sementes de coentros
1 colher de chá de sementes de mostarda
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de sementes de sésamo brancas
2 mãos cheias de misturas de alfaces (verde e roxa) e agrião
Queijo feta a gosto

PREPARAÇÃO

  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C.
  2. Lavamos as beringelas e cortamo-las a meio no sentido longitudinal. Fazemos pequenas incisões paralelas com a ponta da faca no interior das beringelas (como na imagem). Polvilhamos com sal (para libertar a água) e reservamos por cinco minutos.
  3. Entretanto, tostamos as especiarias numa pequena frigideira (sem gordura) e trituramo-las de seguida num almofariz.
  4. Aquecemos um fio de azeite numa frigideira anti-aderente. Polvilhamos o interior das beringelas com as especiarias e cozinhamos por alguns minutos.
  5. Juntamos o mel e deixamos caramelizar até obtermos uma cor mais escura.
  6. Forramos um tabuleiro de forno com papel vegetal. Transferimos as beringelas para o tabuleiro, polvilhamos com as sementes de sésamo e levamos ao forno por 10 minutos. Deixamos arrefecer um pouco.
  7. Numa taça ou prato largo, colocamos a salada verde, sobrepomos as beringelas e polvilhamos generosamente com queijo feta. Vertemos um pequeno fio de azeite para temperar tudo e servimos de imediato. 


Também podem seguir-nos no 

[Hoje sem Bigas, que tinha ido apanhar sol à rua, exercitar os músculos e arreliar-se com os gatos vizinhos]

GuardarGuardarGuardarGuardar

3 comentários

© SWEET BIGAS. All rights reserved.