17/10/2016

Na minha cozinha ainda há espaço!

Raramente faço compras de louça e objectos de decoração online. Por mais que a descrição do produto seja detalhada, o toque é insubstituível.

Quando os meus pais foram a Copenhaga há poucos meses pedi-lhes encarecidamente que me trouxessem um prato da Broste. Preto e branco, estilo nórdico, uma peça absolutamente linda de tão simples. Enviei-lhes duas fotografias do prato via WhatsApp, para um e para outro (não fosse o telemóvel de alguns deles evaporar-se) juntamente com a morada da loja. O tempo que aquele prato demorou a tornar-se no meu favorito - e olhem que eu tenho muitos! - foram os escassos segundos que levei a desembrulhá-lo do papel.

Era grande, completamente raso e fazia a comida brilhar. Laváva-o sempre à mão para não lhe roubar a cor e secava-o de seguida. Fotografei-o duas ou três vezes, a última com uma fatia do bolo de aniversário do meu marido, esse dia fatídico em que o deixei a secar no escorredor. Vocês já estão mesmo a ver como isto acabou. 

O João, desajeitado para não variar, fê-lo deslizar dali para o chão. Ouvi o barulho e ainda atirei um "O que é que partiste agora?" (sim, é um clássico cá em casa).
Ele, insensível, retorquiu: "Foi um prato, um simples". Voei até à cozinha - como se isso me fosse adiantar alguma coisa - e ei-lo em mil pedaços. O prato dinamarquês, jaz morto e arrefecido. O meu coração ficou mais gélido que Copenhaga em Janeiro, mais frio que o Evereste em plena tempestade de neve. Ficou em cacos.
- "É só um prato! Eu compro-te outro!"
Este comentário infeliz nem mereceu resposta.

Tenho uma relação muito especial com as cerâmicas e com objectos de um modo geral, o que é péssimo. Devia mentalizar-me que não passam disso mesmo, de coisas. Que se partem, que perdem a cor, que se esbotenam.

O aparador da sala e todos os armários da cozinha já estão a abarrotar de louça. Ontem, levei os primeiros pratos para os arrumos. Os que já não uso tantas vezes, os preteridos. Mas, minutos depois, enquanto me passeava no site da La Redoute descobri uma marca chamada AM.PM. Os meus olhos rejubilaram e enviaram de imediato uma mensagem para o cérebro: se for para estas peças, ainda se arranja espaço.
[Cliquem nas imagens para mais detalhes]

P.S. E aquela cadeira que ficava tão bem com a minha mesa nova?

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.