16/09/2016

Milloto de parmesão [receita biológica]


Os dias já estão mais curtos. Quando amanhece o frio e a chuva, a minha vontade é prolongar a preguiça que acorda comigo. Em não podendo, idealizo este tipo de pratos que me aqueçam o estômago e que me garantam uma dieta (estilo de vida) saudável logo pela hora de almoço.

Enquanto me passeava pela loja Bio & Natural do El Corte Inglés Gaia-Porto parei em frente à prateleira dos cereais e resolvi trazer um pacote de millet comigo para o usar em substituição daquele que é - ainda hoje - o meu prato preferido: risotto. Gosto muito destes twists.

Mas, afinal, o que é o millet?

Millet ou milho-painço é um grão de cereal naturalmente sem glúten (embora a produção ou moagem junto com outros cereais de trigo possa alterar esta característica, procurem a informação na embalagem), rico em minerais como ferro, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B, nomeadamente a tiamina (essencial na manutenção da saúde mental e emocional) e riboflavina (ligada ao processo metabólico das gorduras e proteínas, bem como  à saúde da pele, olhos e cabelo).
Cozinha-se de forma idêntica ao arroz, sendo que convém lavar o grão previamente. Nesta receita juntei-lhe queijo parmesão para uma maior cremosidade. Ficou per-fei-to. A sério, sem falsas modéstias.
Como é que eu ainda não tinha experimentado millet, não sei. Mas não tinha. É, de facto, um pretérito imperfeito.





Prato de cerâmica DaTerra

INGREDIENTES
[2 pessoas]

1 fio de azeite Oliveira da Serra bio
1 cebola
1 dente de alho
150 g de millet biológico Pró Vida
1 copo pequeno de vinho branco
1 cubo de caldo de vegetais bio Santiveri
Sal e pimenta preta moída na altura q.b.
2 cubos de manteiga magra
4 colheres de sopa de queijo parmesão Montanari Gruzza
2 hastes de poejo ou manjericão (apenas as folhas)
250 g de tomate-cereja
Fatias de pão (opcional)

PREPARAÇÃO
  1. Num tacho com um fio de azeite refogamos a cebola bem picada e o alho em lume médio.
  2. Lavamos o millet, adicionamos e envolvemos. Refrescamos com vinho branco. Dissolvemos o cubo de caldo de vegetais em 500 ml de água e vamos adicionando, concha a concha, o caldo ao millet, mexendo sempre. Assim que o caldo for absorvido, adicionamos nova concha, e assim sucessivamente, até o millet estar cozinhado (deverá demorar cerca de 20 a 30 minutos). Provamos e rectificamos temperos (sal, se necessário, e pimenta).
  3. Retiramos do lume e juntamos a manteiga, o parmesão ralado e as folhas de poejo. Envolvemos delicadamente e servimos de imediato.
Acompanhei com tomate-cereja e pão fresco, também biológico.
Dica: O millet é muito versátil e pode ser cozinhado seco, tal como o arroz comum, em papas (idênticas às de aveia), barras de cereais, almôndegas, hambúrgueres, you name it.


Também estamos no 

Bom fim-de-semana!


Post em parceria com a loja Bio & Natural

GuardarGuardarGuardarGuardar
GuardarGuardarGuardarGuardar
GuardarGuardar

2 comentários

  1. Comecei a consumir millet à pouco tempo, gosto!Está receita parece ser bem apetitosa, vou experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel! Eu também desconhecia o millet — ou melhor, conhecia, mas nunca tinha comprado. Agora, tenho sempre um pacote na despensa. J
      Também já usei em almôndegas de peru e ficou delicioso.
      Um beijinho, obrigada pela visita

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.