15/07/2016

Brownies de cacau com noz pecan (sem glúten)



Passei os quatro últimos dias de férias, as primeiras com a Camila. Errantes que somos nesta viagem de ter um bebé, decidimos não ir para longe nem durante muito tempo. Passeámo-nos por Lisboa e Cascais, mergulhámos em piscina de água salgada, comemos ostras fresquinhas a saber a mar, vimos patos e fomos à Casa das Histórias, acordámos sempre com o sol e com um pequeno-almoço do outro mundo, e ainda celebrámos o aniversário de casamento pelo meio, sempre com o pano de fundo daquele imenso mar azul. Foi maravilhoso e eu (nós) precisávamos tanto disto. E a Camila, com quatro meses e meio, portou-se tão bem que nos enchemos de energia e coragem para marcar mais férias a Sul. Alguma sugestão de lugares baby-friendly?

E agora a receita, que é o que vos traz aqui:

Estou a especializar-me nesta nobre arte que é inventar criar receitas doces saudáveis, nomeadamente bolos daqueles que sempre figuraram no nosso imaginário, como é o caso dos brownies (o mesmo se aplica para tartes ou panquecas que podem consultar ali no separador das receitas).
Dito isto, hoje trago-vos um delicioso brownie de cacau cru, sem acúcar refinado e sem glúten. Comecei por testar a ideia com batata doce, de forma a obter um interior húmido. Sejamos sinceros: não sobrou migalha, mas as expectativas saíram goradas. Não conformada, dois dias depois voltei a fazer nova fornada, mudando completamente a receita. O chocolate é o meu ingrediente favorito e é uma espécie de melhor amigo. E, como todos sabemos, as boas amizades devem ser cultivadas e eu levo isso muito a sério.


Esta foi a última proposta que apresentei para a parceria com a Salsa e que - salvo erro - não foi a tempo de ser publicada, uma vez que o blogue encerrou. Ohhhh. 







INGREDIENTES

80 g de chocolate negro 70% de cacau
80 g de manteiga magra
80 g de açúcar mascavado claro
2 ovos
40 g de farinha de amêndoa
20 g de cacau cru em pó
2 colheres de sopa de leite de amêndoa
1 colher de café de fermento em pó
Nozes pecan a gosto

PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 160º C.
  2. Derretemos o chocolate juntamente com a manteiga no microondas ou em banho-maria. Mexemos bem. Adicionamos o açúcar e os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.
  3. Acrescentamos a farinha, o cacau e o fermento e voltamos a bater. Por fim, adicionamos a leite de amêndoa e misturamos, só até incorporar.
  4. Vertemos o preparado para uma forma quadrada, previamente pincelada com manteiga e forrada com papel vegetal.
  5. Polvilhamos o topo com as nozes (algumas picadas, outras inteiras) e levamos ao forno por cerca de 15 minutos (até o palito sair quase limpo).
[E em mais um dia tão triste (e, nem a propósito, reparo agora, com fotografias onde há um Le Monde) um parêntesis para falar de Nice. Não para deixar uma frase de condolências, de força ou do que quer que seja. Não para usar hashtags no Instagram e fotografias no Facebook onde se lê Pray for Nice ou "Je Suis Nice". De que serve isso? Como os consola? As pessoas que perderam as suas famílias, os filhos, os amigos andarão pelas redes sociais ou nos blogues a ler o que nós escrevemos? 

Este consumo ávido de desgraças que temos, do "minuto a minuto" só alimenta, publicita e reforça o próprio Daesh. E para isso, não contem comigo. Agora, que soluções podemos/devemos exigir aos nossos líderes para prevenir o radicalismo, o ódio? A xenofobia, que mora sempre demasiado perto, não é o caminho, certamente.]


Também estamos no Instagram, em @anachaves. Já nos seguem?

Obrigada à Salsa (e à Inês em especial) pela oportunidade que muito nos honrou.


GuardarGuardarGuardarGuardar

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.