06/04/2016

Margherita integral com manjericão – Especial Olá Maria


Venho de fugida para vos deixar, como prometido, a receita da pizza integral que levei ao programa Olá Maria, no passado dia 1 de Abril. 

No blogue também se passeiam duas outras receitas que podem espreitar: esta versão com fiambre de peru fumado ou esta com pêra, figos e queijo de cabra.

A parte boa (e o que a torna particularmente versátil) é que a massa se presta a qualquer ingrediente/combinação que lhe queiram adicionar: atum e alcaparras, salmão fumado e rúcula, brie e maçã. Enfim, ideias não me faltam; já tempo... :)

INGREDIENTES

Para a massa

200 ml de água
40 g de azeite extra virgem
1 colher de chá (rasa) de sal fino
250 g de farinha branca sem fermento Extra-Fina Nacional
150 g de farinha integral Nacional
1 saqueta de fermento seco (4,6 g)

Para o recheio

Meia cebola doce
1 dente de alho
Azeite q.b.
4 tomates maduros (ou uma lata de tomate pelado)
Sal e pimenta preta q.b.
4 colheres de sopa de polpa de tomate
3 colheres de sopa de água
2 embalagens de mozzarella fresca light (250 g)
Folhas de manjericão fresco a gusto
Sementes de sésamo tostadas q.b.

PREPARAÇÃO
  1. Juntamos todos os ingredientes para a massa numa taça. Amassamos com as mãos até obtermos um preparado uniforme e deixamos levedar num local morno, tapado com um pano, até dobrar de volume (1 a 2 horas).
  2. Numa superfície plana polvilhada com farinha, estendemos a massa com o rolo até que fique bem fina. Reservamos num prato de pizza ou tabuleiro forrado com papel vegetal.
  3. Preparamos agora o molho de tomate: picamos a cebola e o alho finamente e alouramos num tacho com um fio de azeite.
  4. Adicionamos o tomate, pelado e partido em pequenos cubos, o sal e a pimenta, algumas folhas de manjericão picado e envolvemos por mais 2 minutos. Acrescentamos a polpa de tomate e a água e deixamos apurar em lume brando cerca de 15 minutos, até obtermos um molho espesso e aromático.
  5. Depois de arrefecer ligeiramente, espalhamos o molho de tomate sobre a massa sem chegar totalmente às extremidades. Dispomos as fatias de mozzarella e levamos ao forno pré-aquecido a 210ºC, por 15-20 minutos. Decoramos com folhas de manjericão e polvilhamos com as sementes de sésamo.

E a muito artística versão da Maria, a pizza "Casa da Música":


O Sweet Bigas também está no


Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.