A comida não pode (não deve, aliás) ser vista como uma forma de compensação. A ideia de que podemos comer mais e pior num dia e compensar no dia seguinte os desastres com ingredientes saudáveis - sopa, batidos verdes desintoxicantes ou saladas baixas em calorias - é profundamente errada.
Todos (ou a grande maioria de nós) exagerámos no pão-de-ló da Páscoa (pensar no de Ovar faz-me salivar de imediato!) ou nos chocolates ou nas amêndoas e retomar os bons hábitos logo de seguida custa sempre. Mas há primeiros passos a dar nesse sentido.
Para mim, esta salada é, acima de tudo, uma solução rápida e eficaz para um vulgar dia de semana, quando há muito pouco tempo para almoçar e uma fome persistente.
O bulgur é obtido a partir do grão de trigo duro, que é seco, limpo e posteriormente moído. É, além do mais, uma excelente alternativa ao arroz, já que tem mais fibra, proteína, menor índice glicémico e mais vitaminas.
Cerâmicas (prato raso e côncavo): DaTerra
INGREDIENTES
1 chávena de bulgur
2 chávenas de água
Sal q.b.
1 laranja
1 beterraba cozida
2 colheres de sopa de pinhões
Coentros picados a gosto
PREPARAÇÃO
- Começamos por cozer o bulgur seguindo as instruções da embalagem: uma medida de bulgur para duas de água, durante 10 a 15 minutos.
- Entretanto, cortamos a laranja e a beterraba (previamente cozida) em rodelas similares. Reservamos.
- Numa pequena frigideira sem gordura, tostamos os pinhões. À parte, picamos grosseiramente os coentros.
- No fundo de um prato côncavo, colocamos o bulgur (já morno ou frio) e de seguida a laranja e a beterraba, intercalando.
- Polvilhamos o topo com pinhões e coentros.
Opcional: podemos acrescentar queijo feta no topo.
O Sweet Bigas também está no
Sem comentários
Enviar um comentário