Como dizia no P3, no passado dia de São Valentim o meu marido ofereceu-me um livro de culinária do Jamie Oliver publicado em 2001. Passou uma vida entretanto. É curioso ver a evolução do próprio Jamie, e ao mesmo tempo, notar pequenas singularidades que se perpetuaram na linha do tempo: um deles será o (insistente) uso da malagueta vermelha – nada contra, nada contra; o outro será a célebre expressão "Happy Days", dita e dactilografada vezes sem fim. E, em boa verdade, de forma justa. Não há como não ter uma barriga sorridente com este pudim de limão.
Do que precisas:
55 g de manteiga magra sem sal
110 g de açúcar amarelo
Raspa toda de 1 limão
2 ovos grandes separados
55 g de farinha com fermento para bolos Nacional
285 ml de leite magro
3 colheres de sopa de sumo de limão
3 hastes de tomilho-limão (opcional, mas muito recomendável)
Vamos a isto:
- Pré-aquece o forno a 180º C.
- Bate a manteiga, o açúcar e a raspa de limão numa taça. Separa as gemas das claras e adiciona as gemas e a farinha peneirada ao preparado anterior. Bate bem.
- Acrescenta agora o leite, o sumo de limão e as folhas de tomilho-limão e mexe com uma vara de arames.
- Numa outra taça, bate as claras em castelo bem firme e incorpora-as na mistura cuidadosamente (para que o ar não se perca).
- Verte a massa sobre tacinhas individuais (ramequins) previamente pinceladas com manteiga.
- Enche um tabuleiro com cerca de 1/3 de água quente, coloca as tacinhas sobre a água e leva ao forno por 20-25 minutos ou até a crosta estar com uma bonita cor dourada.
Dica: podemos substituir o limão por lima.
O Sweet Bigas também está no
tomilho-limão, nunca tinha ouvido falar...Onde se encontra?
ResponderEliminarOlá, Rosilda! Encontra facilmente em hortos ou no site do El Corte Inglés: http://www.elcorteingles.pt/supermercado/sm2/pt_PT/520140/supermarket/frescos/frutas-e-legumes/ervas-aromaticas-frescas/ervas-aromaticas-frescas/0105218145100428___?publicNav=true
EliminarSe não conseguir, use tomilho comum.
Um beijinho