14/01/2016

Quem vende o pior pão?

Ainda a propósito do post anterior, queria partilhar convosco este vídeo do El Comidista, uma das secções do jornal espanhol El País que se dedica à gastronomia.

Ibán Yarza, um especialista em pão, foi desafiado a provar sete baguetes produzidas por grandes cadeias de supermercados como o Mercadona, o Lidl ou o Granier numa prova cega que pretendia avaliar diferentes critérios como a textura, a crosta, a cozedura, o odor, o sabor.



Grande parte do pão consumido em Espanha (em Portugal imagino que o cenário seja idêntico) é pão produzido industrialmente e vendido nestas superfícies.
Mas... será que é possível comprar bom pão no supermercado? Qual é o melhor e o pior? Saberemos nós aquilo que comemos?

As respostas estão neste vídeo:




4 comentários

  1. Na verdade, depende muito de onde se vive, aqui no Alentejo a qualidade do pão é totalmente diferente do de Lisboa, sem contar que nós por este lado comemos mesmo "pão" e não baguetes como em Espanha.
    De qualquer forma, foi a minha experiência. Da padaria do Continente, à padaria do bairro, à mesa da Cervejaria da Trindade, em Lisboa não há pão de qualidade e fracamente tenho muita pena de quem gosta de pão e é obrigado a viver na capital. Ninguém merece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. O pão do Alentejo tem outro sabor. Também se encontra bom pão em Lisboa e no Porto, mas é mesmo a minoria. E, infelizmente, ou por falta de tempo ou pela preguiça de ter que fazer desvios para ir a uma padaria decente, acabamos por ceder e trazer pão do supermercado. Cru no interior, por exemplo, a mim acontece-me muito. :/

      Eliminar
  2. Ora aqui está um problema estampado nas mesas das famílias, o pão! A maioria do pão que comemos não tem qualidade nenhuma, chega a ser absolutamente escandaloso. Cá em casa gostamos muito de comer pão e pelo facto de nunca encontrarmos pão de qualidade nos supermercados ou mesmo nas confeitarias decidimos que teríamos de aprender a fazer o nosso pão, em casa. Assim é. No início não foi fácil acertar, foi bastante complicado, mas depois de tanto tentarmos voilá! Não sou eu que o faço, comigo é mais tachos, mas o pai das crianças esmera-se, dia sim, dia não, para nos apresentar um pão de quilo caseiro, amassado à mão e feito no forno, que é delicioso :) não digo que não compremos outro tipo de pão mas muito raramente. E subscrevo o comentário anterior, o pão do sul é extraordinário. Não há nada como um bom naco de pão alentejano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aquele cheiro a fermento é muito dissuador; ou aquele pão que no dia seguinte está terrivelmente duro.
      Adorava ter tempo e paciência para fazer o meu próprio pão. É de louvar :)

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.