23/12/2015

Pastéis de camembert com molho de framboesa



Tenho tantas recordações boas do Natal que não me chegariam as próximas linhas para vos contar. E nem linhas há, reparem.

Os preparativos sempre foram a minha parte preferida e em criança a mesmidade era sinónimo de alvoroço: fazer a árvore logo que possível, ligar a aparelhagem e tocar as habituais músicas maltrapilhas, ajudar a minha mãe com os doces, receber a família à porta e de pantufas, escolher o serviço de jantar e a toalha mais bonita (aquela verde e vermelha perdeu a cor com tanto uso...).

Esta é a nossa última receita antes do Natal, que o tempo urge. A Bigas já está ali enrolada no seu manto de rugas e eu vou levantar-me desta cadeira e dar início à correria (maratona) que me espera. A meta está ali e eu tenho pressa de lá chegar.




INGREDIENTES
[receita adaptada do Jamie Oliver]

Para os pastéis
1 embalagem de massa filo (4 folhas)
200 g de queijo camembert
70 g de miolo de noz
1 molho de cebolinho
Raspa de meio limão
Azeite q.b.

Para o molho de framboesa
1 punhado de framboesas (aprox. 60-70 g)
4 colheres de sopa de Vinho de Porto
4 colheres de sopa de água
1 colher de sobremesa de açúcar mascavado (ou amarelo)

PREPARAÇÃO

Dos pastéis
  1. Num processador de alimentos (ou Bimby) trituramos o queijo (já desfeito em pedaços), as nozes, o cebolinho e a raspa de limão até que se forme uma pasta espessa e homogénea.
  2. Na bancada de cozinha, dispomos as folhas de massa filo, dobrando cada uma a meio no sentido da largura. Este processo deve ser feito rapidamente porque a massa é muito sensível. 
  3. Adicionamos 1/4 da mistura de queijo na parte inferior da folha (junto à dobra). Enrolamos até obter uma espécie de charuto longo e dobramos as extremidades. Repetimos o processo para as restantes três folhas.
  4. Regamos com um fio de azeite os pastéis, espalhando bem, e colocamos numa frigideira anti-aderente (sem gordura). Vamos virando de todos os lados, até que fiquem dourados e estaladiços.
Do molho
  1. Num pequeno tacho, juntamos as framboesas e o vinho. Deixamos fervilhar até que o vinho evapore. 
  2. Adicionamos a água e o açúcar e deixamos reduzir, em lume médio-brando, até obter um líquido pegajoso e brilhante.

Amanhã há fotografias especiais. 

Até lá, 
estamos por aqui:

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.