Não me lembro de um Novembro tão soalheiro, tão doce. Sinto uma profunda leveza quando acordo e abro a persiana para o sol, não só porque o bom humor é logo assegurado, como pela inspiração que trazem dias destes. A transição entre estações é a minha estação preferida.
Ao almoço, nem sempre me apetece comer carne ou peixe, muito menos preparar um prato complexo a um dia de semana. E os espinafres, sendo uma solução muito mais prática, são altamente nutritivos (excelente fonte de ferro, cálcio e fósforo e vitaminas do complexo A e B). Junto-lhe abóbora para um travo doce, frutos secos para saciar o apetite por mais tempo e requeijão, porque adoro.
Um prato de contrastes, esta minha salada de Outono.
INGREDIENTES
[para 2 pessoas]
200 g de abóbora manteiga
1 mão (bem cheia) de espinafres baby
100 g de requeijão magro de ovelha ou cabra
1 punhado de frutos secos (nozes e sultanas)
1 fio de azeite
Sal e pimenta q.b.
1 fio de mel de rosmaninho
PREPARAÇÃO
- Pré-aquecemos o forno a 190º.
- Partimos a abóbora em pequenos cubos do mesmo tamanho e colocamos num tabuleiro. Temperamos com sal, pimenta preta moída no momento e um fio generoso de azeite. Assamos por cerca de 20 minutos (é importante que não coza demasiado para não se desfazer). Deixamos que arrefeça um pouco.
- Pomos os espinafres num prato de servir (preferencialmente com fundo côncavo). Adicionamos a abóbora, o requeijão (esfarelado em pequenos pedaços) e os frutos secos.
- Temperamos com sal fino, um fio de mel e um pouco mais de pimenta.
Sem comentários
Enviar um comentário