13/11/2015

Salada de espinafres, abóbora assada e requeijão



Não me lembro de um Novembro tão soalheiro, tão doce. Sinto uma profunda leveza quando acordo e abro a persiana para o sol, não só porque o bom humor é logo assegurado, como pela inspiração que trazem dias destes. A transição entre estações é a minha estação preferida.


Ao almoço, nem sempre me apetece comer carne ou peixe, muito menos preparar um prato complexo a um dia de semana. E os espinafres, sendo uma solução muito mais prática, são altamente nutritivos (excelente fonte de ferro, cálcio e fósforo e vitaminas do complexo A e B). Junto-lhe abóbora para um travo doce, frutos secos para saciar o apetite por mais tempo e requeijão, porque adoro. 

Um prato de contrastes, esta minha salada de Outono.







INGREDIENTES
[para 2 pessoas]

200 g de abóbora manteiga
1 mão (bem cheia) de espinafres baby
100 g de requeijão magro de ovelha ou cabra
1 punhado de frutos secos (nozes e sultanas)
1 fio de azeite
Sal e pimenta q.b.
1 fio de mel de rosmaninho


PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 190º.
  2. Partimos a abóbora em pequenos cubos do mesmo tamanho e colocamos num tabuleiro. Temperamos com sal, pimenta preta moída no momento e um fio generoso de azeite. Assamos por cerca de 20 minutos (é importante que não coza demasiado para não se desfazer). Deixamos que arrefeça um pouco.
  3. Pomos os espinafres num prato de servir (preferencialmente com fundo côncavo). Adicionamos a abóbora, o requeijão (esfarelado em pequenos pedaços) e os frutos secos. 
  4. Temperamos com sal fino, um fio de mel e um pouco mais de pimenta.





[Também estamos no Facebook e no Instagram (@anachaves)]





Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.