Não me lembro da última vez que comprei pão ralado.
Uma embalagem não é cara e é, muitas vezes, indispensável para confeccionar determinados pratos.
Mas já repararam no que contém cada saquinho de 300 g?
Fazer pão ralado em casa é muito simples.
Para este que vos sugiro, precisam apenas de um processador de alimentos e de ingredientes que temos sempre na despensa.
A piada de fazermos este processo em casa – para além do óbvio de sabermos o que comemos – é podermos variar e conferir diferentes sabores e texturas ao pão.
Este que vêem na imagem tem um aspecto mais granulado que o habitual. Uso-o para panar bifes, para polvilhar bacalhau (antes de ir ao forno) ou até para misturar em carne picada quando faço almôndegas.
INGREDIENTES
200 g de pão de centeio (ou integral)
1 dentes de alho grande, sem gérmen (ou dois pequenos)
3 raminhos de salsa
1 fio de azeite
PREPARAÇÃO
- Num processador de alimentos, juntamos o pão, os dentes de alho e a salsa e trituramos até obter a textura desejada (na Bimby: 15 seg/vel. 7).
- Adicionamos um fio de azeite e voltamos a triturar (na Bimby: 10 seg/vel. 7).
Notas:
1) se preferirem que o pão ralado fique mais fino, basta aumentar a velocidade da trituradora.
2) podem optar por um outro tipo de pão e outras ervas aromáticas (coentros, orégãos), juntar especiarias (caril, noz moscada) ou, ainda, tabasco ou malagueta (para um toque picante).
É só usar a imaginação.
Depois congelem num saco com fecho zip (removendo todo o ar do interior). Está apto para novas utilizações sempre que precisarem (e desfaz-se com as pontas dos dedos).
Este pão ralado é excelente quando queremos fazer panados de forno, como o pão não é torrado não perde água e por isso quando levado ao forno ainda hidratado não fica extremamente seco!!!
ResponderEliminarObrigada pela dica Ana!!!!!