O dia dá lugar à noite cada vez mais cedo. Começamos as despedidas – por aqui não entro em lamúrias, que adoro as estações mais frias – e o estômago já nos pede pratos com sabores diferentes.
Os supermercados enchem-se com frutas (dióspiro, romã, castanha) e legumes da época (couve, beterraba, beringela, abóbora) e esta permanente renovação de vontades (ou veleidades) é a melhor parte das transições.
INGREDIENTES
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 talos de alho-francês
Meia couve-flor (pequena)
Meio copo de leite
Meia lata de grão-de-bico (das pequenas)
Uma mão (bem) cheia de espinafres baby
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
PREPARAÇÃO
Método tradicional
- Refogamos a cebola e o alho em lume médio por cerca de 3 minutos. Acrescentamos o alho-francês, às rodelas, e deixamos "suar" mais alguns minutos.
- Juntamos agora a couve-flor, partida em pequenos pedaços, o leite e a água (sem cobrir os legumes). Temperamos com sal e deixamos cozer em lume médio entre 20 a 25 minutos.
- Trituramos com a varinha mágica.
- Adicionamos, por último, o grão-de-bico e os espinafres e deixamos cozer mais 4 a 5 minutos.
- Finalizamos com um fio de azeite e pimenta preta moída na hora.
Na Bimby
- No copo, deitamos a cebola e o alho e picamos 10 seg/vel. 5. Baixamos o que ficou na parede do copo, acrescentamos um fio de azeite e refogamos 3 min/100º/vel. 1,5.
- Juntamos o alho-francês, às rodelas, e refogamos mais 3 min/100º/vel. 2.
- Acrescentamos agora a couve-flor, partida em pequenos pedaços, o leite e a água (cerca de 400 g, sem cobrir os legumes). Temperamos com sal e programamos 20 min/100º/vel. 1.
- Findo o tempo, trituramos 1.30 min/vel. 5-6-7-8.
- Adicionamos o grão e os espinafres e programamos 4 min/100º/vel. 1,5.
- Finalizamos com um fio de azeite e pimenta preta moída na hora.
Dica: para guarnecer, podemos adicionar tiras finas de bacon levemente salteadas numa frigideira anti-aderente (sem gordura).
Hmmmm que delicia, essa faremos na sexta feira , quando chega o cabaz de legumes biológicos !!! Será que posso trocar o grão por lentilhas ?!!!
ResponderEliminarOlá, Denize :)
EliminarQue maravilha ter legumes biológicos à porta!
Eu nunca experimentei sopa com lentilhas, mas acho que se escolher lentilhas sem casca deve ficar um creme muito bom na mesma — e com aquele travo a caril próprio :)
Depois conte como foi.
Beijinhos