05/06/2015

Bolo de limão e sementes papoila








Se há coisa que eu gosto na cozinha é de tartes e bolos. Por mim, passávamos à frente dos pratos principais e fazíamos almoços e jantares de doces. Um festim. 
(In)felizmente, não ingiro as quantidades de açúcar que julgo serem altamente recomendáveis para suprir as minhas necessidades diárias, mas estou sempre à procura de uma receita para me vingar no fim-de-semana.
Qual seria a graça de me darem dois quilos de limões e eu fazer uma limonada?
Esperam mais de mim, que eu sei.
Vejamos: é um bolo e vai sempre engordar mais do que uma água aromatizada ou que uma taça de morangos sem chantilly. Agora, se há piores? Muito. Muitos. E o conforto que nos traz uma fatia, não tem balança que pese.







INGREDIENTES

180 g de açúcar amarelo
2 vidrados de limão (sem a parte branca)
3 ovos
35 g de manteiga (usei Vaqueiro sabor a manteiga)
1 iogurte magro natural açucarado
150 g de leite magro
250 g de farinha super fina com fermento
1 colher de chá de fermento (usei Royal)
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa (bem cheia) de sementes de papoila

PREPARAÇÃO


Método tradicional
  1. Pré-aquecemos o forno a 180º.
  2. Num processador de alimentos, trituramos o açúcar com os vidrados de limão.
  3. Transferimos o açúcar para uma taça e juntamos os ovos. Batemos bem.
  4. Acrescentamos a manteiga, o iogurte, o leite e voltamos a bater, até que os ingredientes se fundam (30 segundos).
  5. Por fim, juntamos a farinha, o fermento, a canela e as sementes de papoila e batemos levemente.
  6. Vertemos o preparado para uma forma previamente untada e polvilhada com farinha (forrei também o fundo com papel vegetal) e levamos ao forno cerca de 25-30 minutos (façam o teste do palito).
Na Bimby
  1. Pré-aquecemos o forno a 180º. 
  2. Colocamos no copo o açúcar e os vidrados de limão e trituramos 15 seg/vel 9. 
  3. Adicionamos os ovos e programamos 1 min/37º/vel 4. 
  4. Acrecentamos a manteiga, o iogurte e o leite e envolvemos 30 seg/vel 4. 
  5. Por fim, juntamos a farinha, o fermento, a canela e as sementes de papoila e programamos 20 seg/vel 3. 
  6. Vertemos o preparado para uma forma previamente untada e polvilhada com farinha (forrei também o fundo com papel vegetal) e levamos ao forno cerca de 30 minutos (façam o teste do palito).
Nota: se, como eu, tiverem muitos limões aí por casa, podem também espremer o sumo para cuvetes de gelo e adicionarem à água no vosso dia-a-dia. Com hortelã, por favor :)

Bom fim-de-semana.


[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]


5 comentários

  1. Que bolinho bom para o lanche... E no trabalho faz sempre falta uma pausa!
    Trouxe muito mais que dois kilos de limões da quinta e ainda andam por casa!
    Até me puseste com problemas de consciência, porque só penso em fazer sumo de limão! Mas com a tua frase de "esperam mais de mim"... acho que o mesmo se passa comigo! Heheh... desperdício só os usar em sumo!!
    Vamos lá marcar esta receitinha como "to do" Brevemente!
    Beijinhos grandes
    C

    ResponderEliminar
  2. Santa ignorância! O que é vidrado de limão?
    É a casca? É aquela parte branca a seguir à casca e antes dos gomos?
    E dois vidrados, o que significa? O mesmo que 2 cascas de limão???

    Obrigada
    Beijinho
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DonaB, também pode congelar o limão inteiro e depois raspar quando necessário. Por exemplo, quando faço bacalhau desfiado com grão, ralo sempre um pouco de limão congelado no momento, isto é, casca e polpa. Acrescento tomate e coentros e fica maravilhoso.

      O vidrado de limão é a casca, mas sem a parte branca. Dois vidrados, duas cascas. O ideal é usar um descascador e não uma faca. Assim não há como errar. :)

      Um beijinho
      Quero ver a foto do bolo!

      Eliminar
  3. Mas na receita diz "só a parte branca"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um lapso, queria ter escrito "sem a parte branca", como digo no comentário acima.

      Obrigada pelo reparo! Já corrigi :)

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.