25/10/2016

Fica a Dica #4 – Batata doce: como escolher, como armazenar, como preparar

Quando penso em batata-doce lembro-me sempre de uma frase do Jamie: "Se não conheciam, comecem já a comer; se já comiam, dupliquem a dose".

A batata doce é um super-alimento. Trata-se de um hidrato de carbono com índice glicémico inferior à batata comum e é uma importante fonte de vitamina A (apenas superada pela cenoura) e C. Em comparação com outros farináceos, possui ainda maior aporte de fibra, cálcio e minerais e tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Melhor que isto só mesmo se soubéssemos que não tem gordura. E não tem mesmo: 0%, para ser mais precisa.
É a aliada ideal para quem quer emagrecer, assim como para quem treina.


Como escolher
Este é talvez o ponto mais importante. 
O aspecto geral da batata é o primeiro indicativo de que esta é fresca ou não. 
A pele deve ser o mais lisa possível e a batata não deve estar grelada ou esverdeada. Se apresentar sinais de bolor, manchas ou podridão não comprem.
Em relação ao seu formato, algumas fazem pequenas dobras e não há mal nenhum nisso. Só é mais difícil descascá-la (se é que a descascam).

O único truque que eu uso (e que uma tia me ensinou) é o do peso. Se cumprir os requisitos acima, tento aperceber-me do peso da batata. Há batatas de tamanhos similares e com pesos claramente diferentes. Escolham a mais pesada. Uma dica infalível.
Prefiram também as da época: Junho e Julho são os melhores meses.

As variedades
Há vários tipos de batata-doce. Dezenas. As que se encontram mais facilmente no supermercado são a de polpa amarelada com pele púrpura e a polpa laranja com pele acastanhada. Recentemente, descobri também a roxa e é deliciosa. O sabor é mais doce, muito aproximado da de polpa laranja, e aquela cor não tem paralelo.
A nível nacional, a melhor batata-doce (não me digam o contrário!) é a de Aljezur. Sempre que as férias de Verão se encaminham para o Sudoeste Alentejano/Costa Vicentina, o abastecimento é obrigatório.



Como armazenar
Num cesto ao abrigo da luz e num local arejado. Nunca no frigorífico (a humidade e o frio alteram o seu sabor e textura, tornando-a mais dura). A temperatura ideal rondará os 19º-20º C, sendo que, se as boas condições de conservação estiverem garantidas, a batata pode aguentar várias semanas.

Como preparar
Gosto muito do sabor batata-doce, mas o que mais me cativa são as infinitas possibilidades que ela me oferece quando imagino um prato. Além de servir de acompanhamento a qualquer tipo de proteína, podemos fazê-la de todas as formas: assada, em puré, a vapor, salteada, cozida ou mesmo frita.
Para preservar todos os seus benefícios, cozinhá-la a vapor ou, em alternativa, assada, sem gordura e envolta de papel de alumínio será o mais indicado. 
Cá em casa, o mais comum são as chips no forno, com flor de sal e alecrim ou orégãos.

Deixo-vos aqui as minhas quatro receitas favoritas, uma verdadeira ode à batata-doce:

Chips de batata doce com flor de sal de alecrim
Queques de batata-doce e requeijão
Bolinhos de batata-doce
Bacalhau, batata-doce e espinafres

Caso vos interesse, saibam que também a podem encontrar desidratada:

(Cliquem na imagem para saber mais)



GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.