28/04/2016

Macarrão integral com pesto de rúcula e legumes a vapor




Umas das coisas que mais me diverte na cozinha são os acessórios/utensílios que uso. Principalmente quando são práticos e multifunções.
Certamente já terão ouvido falar da tampa-flor da Kochblume.


No Natal passado, ofereci-a a uma tia. Pareceu-me uma peça incontornável para quem passa tanto tempo a cozinhar e gosta de fazê-lo de forma saudável (nomeadamente, a vapor), mesmo quando não se tem muito tempo ou paciência para inventar. Não é preciso inventar quando temos os elementos certos na mão - e escusado será dizer que ouvi maravilhas do outro lado do telefone. Mas, a verdade, é que eu própria nunca a tinha experimentado - a varoma da Bimby ia colmatando a ausência deste acessório.

A tampa-flor é um produto patenteado, é feita em silicone e pode ser usada no fogão (para cozinhar a vapor ou evitar salpicos), no forno ou mesmo no microondas. Serve em qualquer tacho e é lavável na máquina.

Para a testar, idealizei uns legumes a vapor. Mas como transformar umas vulgares floretes de brócolos e uma cenoura numa coisa com graça e sabor? 
Muito fácil.
Enquanto cozia a massa, aproveitei o vapor para cozinhar os legumes (como se vê na imagem) e nesses mesmos minutos ainda tive tempo de fazer um pesto no processador de alimentos. Três em um.

O resultado foi este:





Prato de cerâmica DaTerra

A tampa-flor está mais do que aprovada (pela Bigas também, claro!)


INGREDIENTES
[3-4 pessoas]

1 cenoura grande bio
½ couve brócolo
250 g de macarrão integral Milaneza
1 mão cheia de rúcula
7-8 nozes
1 dente de alho sem gérmen
3 colheres de sopa de parmesão ralado
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 colher de sopa de sumo de limão
Sal e pimenta preta q.b.

PREPARAÇÃO 
  1. Começamos por descascar as cenouras. Após remover toda a casca continuamos a retirar longas tiras com o descascador (como na imagem). Lavamos e cortamos os brócolos em pequenas floretes. Dispomos os legumes sobre a tampa-flor e reservamos.
  2. Num tacho com água fervente temperada com sal colocamos a massa a cozer seguindo as instruções da embalagem. Pomos a tampa-flor sobre o tacho de forma a aproveitar o vapor. Tapamos com uma tampa de vidro ou com a tampa do microondas e deixamos cozer os legumes apenas até a massa estar al dente.
  3. À parte, num processador de alimentos, juntamos os ingredientes para o pesto: rúcula, nozes, alho, parmesão, azeite, sumo de limão, sal e pimenta moída na altura. Trituramos até obtermos um preparado uniforme. Reservamos.
  4. Assim que a massa estiver cozida, coamos a água (reservando alguma numa chávena). Transferimos a massa para uma wok untada com azeite e adicionamos os legumes e o pesto. Envolvemos bem por dois minutos (se necessário acrescentamos um pouco de água da cozedura).
  5. Servimos num prato côncavo com um pouco mais de parmesão no topo.

O Sweet Bigas também está no



Mais receitas Kochblume AQUI


2 comentários

  1. Quero muito fazê-la :) Infelizmente não posso comer nozes, aconselha-me a sibstrituir por outro fruto seco?
    Beijinho,
    Gilda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Gilda.

      Sim: pode usar pinhões ou amêndoa sem pele. Fica óptimo também.
      Um beijinho e obrigada por nos ler :)

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.