Uma alternativa ao risotto, mais saudável e uma boa opção para quem está ou quer seguir uma dieta (vida dura a nossa, sempre a controlar os dígitos na balança).
Comer bem sem abdicar dos sabor dos alimentos é relativamente fácil. Como? Substituindo. É essa a palavra de ordem. Trocámos o arroz de risotto pelo integral, cortámos na manteiga, introduzimos a couve-flor e o leite. As calorias reduziram consideravelmente, mas a satisfação não.
Este prato tem tanta ou mais cremosidade que o risotto (embora diferente, mais leve), é muito fácil de se fazer e é delicioso.
Se, como eu, estão numa fase em que não vos apetece comer carne nem peixe, vale a pena experimentarem esta receita.
É de se lamber os bigodes. Palavra de Bigas.
[3 pessoas]
Receita adaptada do Pinch of Yum
200 g de arroz integral
1 l de caldo de legumes + 250 ml de água
200 ml leite magro ou soja (100 +100 ml)
600 g de couve-flor (partida em pequenos pedaços)
2 colheres de sopa de manteiga vegetal
4 dentes de alho bem picados (sem gérmen)
4 colheres de sopa de parmesão (opcional)
Sal e pimenta preta q.b.
Ervas aromáticas a gosto (tomilho, salsa…)
PREPARAÇÃO
- Num tacho pequeno, cozinhamos o arroz de acordo com as instruções da embalagem (com água e sal apenas). Reservamos.
- Juntamos o caldo de legumes, a água e 100 ml de leite numa panela grande. Assim que ferver, adicionamos a couve-flor e deixamos que coza por cerca de 15 minutos ou até ficar macia.
- Transferimos os pedaços de couve-flor (e apenas a couve-flor) para um processador de alimentos e trituramos juntamente com os restantes 100 ml de leite até obtermos um puré cremoso e sem grumos. Temperamos com sal e pimenta preta moída na hora. Vertemos este preparado sobre o arroz entretanto cozido e envolvemos bem.
- Numa frigideira grande antiaderente, derretemos a manteiga com o alho e deixamos refogar em lume brando entre 3 a 5 minutos. Adicionamos a mistura de arroz cremoso e mexemos até que a manteiga e o alho fiquem incorporados. Por último, juntamos o queijo e envolvemos de novo até que derreta.
- Rectificamos os temperos (sal e pimenta) e servimos com ervas aromáticas.
Amanhã há nova receita no P3.
[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]
Sem comentários
Enviar um comentário