07/05/2015

Pesto de salsa e amêndoas (com massa gemelli)


De manhã cedo enquanto preparo o pequeno-almoço gosto de olhar para o terraço pela janela da cozinha. O cenário é invariavelmente o mesmo: a Bigas a correr desaustinada de um lado para o outro – ainda estou em crer que vê coisas que não existem e que a deixam à beira de uma síncope; e as minhas plantas, cada vez maiores e mais bonitas.
A salsa recuperou finalmente da letargia invernal e cresce vigorosa nos vasos onde a semeei. É a única erva aromática com que consegui tal proeza. Felizmente, ideias de como usá-la não me faltam.
Começamos por um pesto tão saudável quanto delicioso, perfeito para almoços em que o corpo não pede muito mais do que uma música e raios de sol.





















INGREDIENTES
[2 pessoas]

Para o pesto:
1 molho de salsa (apenas as folhas)
1 dente de alho
5 a 7 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de parmesão ralado
7 amêndoas (preferencialmente sem pele)
1 pitada de flor de sal

Para a massa:
200 g de massa gemelli (em alternativa pode ser esparguete*)
Sal q.b.
Azeite q.b.

PREPARAÇÃO

Do pesto:
  1. Fazer pesto é a coisa mais simples do mundo. Basta pormos todos os ingredientes num processador de alimentos ou Bimby e triturar na velocidade máxima (na Bimby velocidade 9) até obter uma pasta uniforme. A quantidade de azeite pode variar de acordo com a textura que procuramos (mais espesso ou mais liquefeito).

Da massa:
  1. Num tacho com água a ferver temperada com sal cozemos a massa seguindo as instruções da embalagem (deverá demorar entre 10 a 15 minutos).
Num prato fundo, deitamos a massa e, sobre esta, uma colher de sopa de pesto. Finalizamos com um pouco mais de parmesão ralado.
       *se usarem esparguete, não o partam. Perde sabor e os italianos odeiam. ;)



[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]


Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.