Vocês não imaginam há quanto tempo estou para vos falar sobre a quinoa. Ou melhor, para vos mostrar uma receita com quinoa.
Em Inglaterra e nos Estados Unidos estas "quinoa bowls" (taças de quinoa) são muito famosas. A ideia passa por juntar e alinhar vários ingredientes numa taça que transformem uma banalidade em algo sumptuoso, que nos faça salivar assim que a nossa retina fita aquelas cores. Depois, é só fotografar com a taça em riste numa mão e a câmara na outra. Ou, no meu caso, algo um pouco mais complexo e completo que isso e que faz o meu dia (e o meu trabalho) valer a pena.
A quinoa é um super cereal, não contém glúten e é o único alimento de origem vegetal que possui todos os aminoácidos que o nosso corpo necessita. Para além disso, é uma verdadeira fonte de proteína, o que a torna no alimento ideal para quem faz exercício físico, uma vez que actua na manutenção da saúde do tecido muscular e previne ou repara microlesões causadas pelo desgaste dos músculos (Inês, estás a ler-me?)
Há vários tipos de quinoa (desde branca a vermelha) e a boa notícia é que os preços se democratizaram ao longo dos últimos anos, especialmente se a comprarem a granel: no espaço Bio & Natural, do El Corte Inglés Gaia Porto, 300 gramas custam €2,55. E, como se já não bastassem todos os benefícios que lhe são inatos, a cereja no topo do bolo é sabermos que é biológica.
A minha taça tem, então, frango, abacate e uma nota muito especial de mostarda L'Ancienne que faz toda - devia escrever isto em Caps Lock - a diferença neste prato.
Em três palavras: a perfeição existe.
INGREDIENTES
[2 pessoas]
1 cebola biológica pequena
150 g de quinoa real biológica
300 ml de caldo de legumes, preferencialmente caseiro (o meu foi feito com 1 cenoura , 1 talo de aipo e 1 cebola)
1 cenoura biológica ralada
Sumo de meio limão
1 abacate biológico
Tomate-cereja a gosto
Flor de sal e pimenta preta de moinho q.b.
1 colher de sobremesa de mostarda à L' Ancienne
1 colher de sobremesa de mostarda à L' Ancienne
PREPARAÇÃO
- Aquecemos um fio de azeite num pequeno tacho e alouramos a cebola, finamente picada, e a cenoura finamente ralada.
- Lavamos a quinoa numa peneira com água fria corrente. Adicionamos a quinoa, o caldo de legumes (ou água, se preferirem), flor de sal e um pé de coentros ao tacho e cozemos por cerca de 15-20 minutos em lume brando.
- Entretanto, temperamos o frango com flor de sal e sumo de limão e grelhamos em lume alto com um fio de azeite ou óleo de côco. Deixamos descansar a carne para libertar os sucos e laminamos.
- Descascamos o abacate e cortamos em cubos. Lavamos e partimos os tomates em metades.
- Numa taça, colocamos a quinoa cozida, o frango laminado com a mostarda sobreposta, o abacate temperado com um fio de azeite, flor de sal e pimenta preta, os tomates e as folhas de coentros. Servimos de imediato.
Dicas
- é importante lavar a quinoa previamente para retirar o sabor amargo;
- a quinoa deve ser cozinhada sempre com o dobro da quantidade de caldo ou de água.
Sigam também as nossas aventuras no
&
Post escrito em parceria com a loja Bio & Natural, do El Corte Inglés Gaia Porto
Que aspecto!!! :O Vou ter que experimentar!!!
ResponderEliminarVamos a isso! :)
ResponderEliminar(esta receita não aparece na lista do separador "receitas"? experimentei no dia em que foi publicada e agora tive de ir ao histórico do computador para a voltar a encontrar... mas valeu a pena, porque é excelente!)
ResponderEliminarOlá, Carolina
EliminarTem razão! O separador de receitas já foi actualizado :) De qualquer forma, deixo-lhe uma dica: sempre que procurar uma receita nossa, pode escrever no Google as palavras-chave (como, neste caso, "quinoa" e "sweet bigas") e vai ver que lhe aparece logo.
Obrigada por experimentar e pelo feedback! Ainda este fim-de-semana a voltei a fazer também. ;)
Um beijinho