15/02/2018

Leite dourado ~ Golden Milk | Receita Biológica



O leite dourado é a mais recente coqueluche entre os adeptos do fitness. E é um daqueles casos raros 10 para 1: no meio de tanta estupidez, alguém teve uma boa ideia. Isto dito assim, sem tom de voz, pode soar agressivo, mas é a mais crua realidade: a parafernália de dietas ou combinações que surgem dia sim dia não são quase todas um engodo, não são adequadas para o comum dos mortais, e só aumentam a desinformação.

Mas o leite dourado é, como dizia, uma óptima excepção.
A junção de especiarias
torna-o num poderoso termogénico (ideal para a queima de gordura), antioxidante e anti-inflamatório, além de ajudar a fortalecer o sistema imunitário, nomeadamente prevenindo constipações. Como se isto não bastasse, é delicioso - e eu era especialmente céptica neste aspecto, até o experimentar.

Até aqui, passava as minhas noites com a fiel companhia do chá, entre mantas, livros ou Netflix. Desde que fiz leite dourado, o chá deixou de ser o meu único sinónimo de bebida de conforto saudável. É rápido de fazer e não me acrescenta gramas desnecessários à balança. Pelo contrário, ajuda-me a eliminar os excessos e a dormir melhor.

Neste caso em particular, sugiro que, sempre que possível, optem pela curcuma fresca e biológica. É mais intensa em cor e sabor, como todos os produtos biológicos. 

É uma pequena maravilha.
Já estão com um pé na cozinha?





INGREDIENTES
[2 pessoas]

500 ml de bebida vegetal de coco biológica sem açúcar Isola
1 pedaço de curcuma fresca biológica, ralada (cerca de 4 cms)
1 pedaço de gengibre fresco biológico, ralado (cerca de 2 cms)
2 paus de canela
1 colher de sopa (cheia) de mel biológico Adaens
Sementes de 1/2 vagem de baunilha
Canela em pó Green Cuisine, para polvilhar

PREPARAÇÃO
  1. Num tacho em lume médio-alto, juntamos todos os ingredientes pela ordem indicada (excepto a canela em pó) e vamos mexendo ocasionalmente. 
  2. Assim que levantar fervura, deixamos infundir por mais 30 segundos e retiramos do lume.
  3. Coamos o leite dourado para as chávenas, reservando uma pequena porção (cerca de 100 ml). 
  4. Com um mixer (comprei na Tiger) fazemos espuma com a porção reservada e colocamos a espuma sobre o leite. 
  5. Polvilhamos o topo com canela em pó e servimos bem quente.

Nota: É importante que aliem sempre a curcuma com a pimenta preta. A piperina amplifica a absorção da curcumina, que de outra forma seria praticamente ignorada pelo nosso organismo. E nós não queremos que isso aconteça, porque é nela que residem os maiores benefícios.

Post escrito em parceria com o espaço Bio & Natural do El Corte Inglés Gaia-Porto.


Bom resto de semana ♥

Facebook sweetbigas
Instagram @anachaves

2 comentários

  1. Não querendo desfazer da excelente apresentação, o "golden milk" é uma bebida de origem indiana, baseada nos princípios da Ayurveda, e parece estar cada vez mais em voga, mas seria importante referir que o uso de cúrcuma (como muitas outras coisas) tem os seus beneficios mas também contra-indicações e raramente as vejo nos mais variados posts que partilham esta receita. Ainda que seja responsabilidade de cada um informar-se devidamente, seria bom ver que quem partilha também tem esse cuidado de pesquisa �� E como apontamento, não se deve aquecer o mel, e sim juntar apenas no final, pois o mel quando aquecido torna-se tóxico - isto é proveniente de 5000 mil anos de conhecimento Ayurveda - talvez valha a pena considerar.
    Não leve a mal, apenas estou a dar o meu bitaite, sem crítica perjorativa à sua partilha, até porque sou apologista desta bebida, com a devida moderação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Emília
      Agradeço o seu contributo, todos são bem-vindos.
      No entanto, deixe-me esclarecer alguns pontos: eu sei que a medicina tradicional indiana ayurveda, que existe há mais de 7 mil anos, admite que o mel é tóxico se for aquecido acima de 40°C, mas não há nenhum estudo de base científica que o comprove em humanos (pelo menos que eu conheça). Não vejo é qualquer problema em adicionar o mel só no final, depois da bebida estar servida. Mas nesse caso, também a teríamos que deixar arrefecer até aos 40°C? É que aí acho que se perdia parte da ideia, a de beber algo bem quente e reconfortante.
      Em relação à curcuma, tal como todas as especiarias e tudo na vida, deve ser consumida com moderação. Mas tem excelentes propriedades e nesta bebida estão perfeitamente adequadas as quantidades.
      Não acho que seja uma bebida para uma base diária, mas há muitos mitos que se tornam verdades quando ditos demasiadas vezes. Acontece o mesmo como chá. Há quem acredite que a ingestão de chá diariamente é prejudicial. A verdade é que hoje se sabe que não é.
      Ainda assim, eu vou ser sempre a favor da diversidade, nunca da pobreza de nutrientes.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Os debates só nos enriquecem :)

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.