24/03/2017

Out and About #5 - Jamie Oliver's Fifteen London


Há dois fins-de-semana fizemos uma escapadinha a Londres.

Não ia a Londres desde 2006 e para mim foi uma completa novidade a cidade. Tinha apenas flashes mais ou menos presentes do Covent Garden, da zona de Picadilly Circus, de Westminster, London Eye e Houses of Parliament e pouco mais.
Londres não é um destino que por si só me cative e apercebi-me que tenho uma relação difícil com a cidade. O tempo também não ajuda - raramente o sol dá um ar da sua graça - e desta vez não foi excepção. Frios, sombrios, quase taciturnos aqueles dias, ainda que já em Março. E a cidade parecia um estaleiro com tantas obras a acontecer.

Nesta viagem, havia uma missão clara (pelo menos para mim e a que, felizmente, o meu marido acedeu generosamente): ir ao restaurante Fifteen, o mais célebre e supostamente o melhor do Jamie Oliver. Reservei a noite de sexta e ia com as expectativas muito altas. A maior de todas era ver o Jamie e sucumbir à histeria, mas não aconteceu. Estava nos seus aposentos a beber whisky, dizia-me o Instagram.



Começámos por pedir um cocktail de seu nome "Pesto" que levava gin, manjericão, parmesão e pinhões. Primeira surpresa: a carta de bebidas divide-se em entradas, pratos principais e sobremesas à semelhança de uma carta "normal" e todas as opções têm ingredientes que associamos à cozinha como, por exemplo, consomé de tomate, cereais Kellogg's, ananás, queijo creme, and so on. 

E eis que chega a hora da refeição na verdadeira acepção do termo. Começámos por escolher uma codorniz de entrada e que partilhámos como quem divide o último pedaço do Cornetto. Um prato lindo, irrepreensível e de sabor absolutamente divinal. Seguiu-se um bacalhau fresco para mim - com sal a mais para as minhas papilas -, um peixe grelhado para o João, e eu estava tão envolvida naquilo que me esqueci de registar. Por outro lado, a luz, que era só de velas, era insuficiente para conseguir boas fotografias (e até para ler as letrinhas diminutas da carta). 
O meu estômago já pedia clemência, mas a minha companhia nunca deixa nada por provar e veio uma sobremesa. O momento alto da noite, devo dizer. Mousse de chocolate orgânico, gelado de avelã, caramelo salgado e palitos crocantes de cacau cru. Salivo enquanto escrevo isto. Que sobremesa!

Depreendi ainda que Londres não é uma cidade onde se consegue comer bem em qualquer sítio e por isso fiquei ainda mais agradada por ter escolhido este restaurante. Os funcionários são amorosos, o serviço rápido e eficaz, o ambiente muito descontraído. Recomendo vivamente.

O Jamie Oliver tem vários restaurantes espalhados pela cidade - alguns que estão directamente sobre a sua batuta, outros são franschisados - e, disse-me o motorista da Uber, que continua a ser uma estrela. Abriu recentemente mais um espaço, o Barbecoa, tem um novo livro, um novo programa de televisão a sair do forno... passados tantos e tantos anos, continua a reinventar-se. E isso é o que mais admiro nele.




JAMIE OLIVER'S FIFTEEN
15 WESTLAND PLACE
LONDON N1 7LP
T. 020 3375 1515

Um bom fim-de-semana para vocês. De preferência, com viagens e boa comida!


Instagram @anachaves

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.