24/02/2017

Almôndegas de peru com manjericão, esparguete integral e bimis

A Camila faz um ano na próxima segunda-feira (dia 27).
Primeiro, pensei que podia delegar tudo numa daquelas empresas de organização de eventos - eu, ingénua me confesso - que cobram no mínimo uns 500 euros para decorar só a mesa da festa. Empresas conhecidas, é claro. Se falarmos em toda a sala, mais adereços para fotografias e outros pequenos detalhes a coisa pode descambar para os 900-1000 euros alegremente. Há festas que chegam aos 5000 euros, por exemplo. Não são festas, são happenings e é um assalto.

Resultado: pus mãos à obra. Fui à papelaria comprar uma espécie de cartolinas esponjosas para fazer uns corações, colas, pauzinhos, cartões e afins e tudo o que são artigos para festa (copos, pratos, grinaldas, pompons, balões, etc.) foi comprado online na Docinho de Açúcar, que tem coisas verdadeiramente espectaculares e com muito bom ar. Em dois dias estava tudo cá em casa.

Entretanto, falta o bolo (ainda pensei em fazer, mas depois tive um rasgo de lucidez e abandonei a ideia), os cupcakes e as bolachas com os animais da quinta: sei o que quero, como quero e encontrei uma cake designer que tem um portfólio de babar. Vamos ver se tudo isto chega a tempo.
As flores, a fruta e o hélio dos balões vou tratar no próprio dia da festa, assim como as pipocas.

Ando a pensar nesta festa há, pelo menos, dois meses porque a menina Camila começou a dizer que ia fazer um ano com o dedo indicador e de seguida bate palminhas. Que é como quem diz: faço anos e vou ter festa. Só queria que vissem felicidade dela. Ora, não posso defraudar as expectativas da miúda, até porque as fotografias ficam para a posteridade... e a verdade, nua e crua, é que estou a adorar fazê-lo.

Para além disto e de outras coisas que andam na calha, não me tem sobrado muito tempo. 
Fiz estas almôndegas ontem em pouco mais de meia hora. É uma festa de cores no prato, qual Carnaval, e é uma daquelas taças que eu tanto aprecio, que confortam até a alma. Disseram, quem provou, que são a melhor versão até à data. Espero-vos na cozinha para confirmarem a tese.










INGREDIENTES
[4 pessoas]

Para as almôndegas [rende umas 18]
550g de peito de peru, sem gordura, triturada
5 colheres de sopa (cheias) de farelo de aveia (usei biológico da Naturefoods)
1 ovo biológico
1 cebola média
Meio pimento vermelho
1 cenoura
Sal e pimenta preta q.b.
5 folhas de manjericão

Para o molho
1 fio de azeite
1 cebola
1 dente de alho
2 tomates maduros
150 g de cogumelos frescos

Para o acompanhamento
250g de esparguete integral (usei biológico, da Naturefoods)
1 embalagem de bimis
Tomates-cereja a gosto
Lascas de queijo parmesão a gosto


PREPARAÇÃO
  1. Começamos por fazer as almôndegas: numa taça, colocamos a carne picada (triturei o peito de peru na Bimby, vel. 7) e juntamos-lhe o farelo de aveia, o ovo inteiro, a cebola picada, o pimento partido em pequenos cubos, a cenoura ralada, os temperos e o manjericão e envolvemos bem com as pontas dos dedos até obtermos uma mistura homogénea (como na imagem).
  2. Com as mãos húmidas, formamos pequenas bolinhas e reservamos.
  3. Num tacho de base larga, colocamos o azeite, a cebola em meias-luas e o alho picado e deixamos alourar. Adicionamos o tomate pelado e partido em cubos e deixamos apurar cerca de 8-10 minutos. [Nota: se o tomate não libertar sumo suficiente, adicionamos algumas colheres  de polpa de tomate ou mesmo de água].
  4. Colocamos as almôndegas no tacho e juntamos os cogumelos partidos em pedaços. Tapamos e deixamos cozinhar por 30 minutos.
  5. Entretanto, num outro tacho, cozemos o esparguete em água abundante temperada com sal, seguindo as instruções da embalagem. Na parte final da cozedura (últimos 4 minutos), adicionamos os bimis. 
  6. Servimos as almôndegas, o esparguete e os bimis numa taça e adicionamos, a gosto, tomate-cereja, lascas queijo parmesão e pinhões previamente tostados. 
Tenham um bom fim-de-semana  


Talvez possam gostar:


GuardarGuardar

1 comentário

  1. Simplesmente, divinas. Uma combinação saudável, e perfeita de vegetais e carne. Adorei, principalmente, o toque leve do manjericão.

    ResponderEliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.