12/02/2016

Frittata de abóbora e requeijão


Quando comprei o Livro de Cozinha do Matt Preston dobrei alguns cantos superiores a páginas que me interessavam. Fiz isso, não é bonito, mas nem sempre tenho marcadores à mão. E a ansiedade não pode esperar, já se sabe. 

Os ingredientes da frittata não são exactamente iguais, mas a inspiração estava toda condensada naquela fotografia que o meu cérebro reteve. De qualquer forma, se não fosse a imagem, ler numa mesma receita as palavras "abóbora" e "alecrim" são o suficiente para o meu estômago rejubilar – ainda que agora esteja sabe-se lá onde, graças a uma gordinha que cresce aqui dentro. Ele dá sinais... e as mãos obedecem.


INGREDIENTES

300 g de abóbora, partida em cubos de 2 cm
1 cebola roxa, cortada em quartos, e cada quarto cortado em terços
Azeite q.b.
Sal e pimenta preta q.b.
2 fatias finas de bacon
5 ovos
5 colheres de sopa de natas e soja light
1 pitada de noz-moscada
70 g de requeijão magro (ou ricotta)
2 ramos de alecrim

PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 200º C.
  2. Colocamos a abóbora e a cebola numa assadeira pequena. Temperamos com azeite e uma pitada de sal e levamos ao forno por 20 minutos, até que fique tenra.
  3. Enquanto isso, fritamos as tiras de bacon numa frigideira anti-aderente até ficar estaladiço. Escorremos sobre papel de cozinha, picamos grosseiramente e reservamos.
  4. Baixamos a temperatura do forno para 180º C. Batemos os ovos com as natas e temperamos com noz-moscada, sal e um pouco de pimenta.
  5. Pincelamos com azeite uma tarteira (ou frigideira que possa ir ao forno). 
  6. Dispomos a abóbora, a cebola, o bacon e o requeijão uniformemente. Vertemos a mistura de ovos e natas e algumas folhinhas de alecrim e levamos ao forno por 20-25 minutos até que esteja dourada e os ovos cozinhados.
  7. Servimos ainda quente com alecrim no topo.


O Sweet Bigas também está no


Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.